A importância do monitoramento de redes sociais

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A importância do monitoramento de redes sociais

O caminho para os negócios é a interação e divulgação de informações através da internet, e principalmente das redes sociais. Hoje quem não faz isso já está perdendo dinheiro, mostrando que estas ferramentas não são algo do futuro das corporações mais sim do presente. Um dia as marcas tiveram um controle absoluto sobre a sua publicidade, conteúdo e sua imagem, mas com a chegada da internet já não é mais assim. Hoje quem dita que produto é bom ou ruim são os consumidores, que emitem sua opinião principalmente nas redes sociais e publicam o conteúdo.

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Uma vez público o conteúdo pode se tornar um viral e milhões de pessoas podem visualizar. O principal motivo é que hoje mais da metade da população mundial está conectada em alguma rede social como Facebook, Twitter, YouTube, Orkut, Instagram, entre outras. Interagir e emitir opinião nunca foram coisas tão fortes. Então existem duas vertentes, a primeira é que a empresa precisa estar nas redes sociais disponibilizando conteúdos e informações á seu respeito para chamar e ganhar o público, além de se comunicar diretamente com ele. Segundo que as pessoas podem publicar o que bem entender a respeito de uma marca nas redes sociais e se for algo negativo isso pode significar muitas vendas perdidas e uma imagem manchada. É por isso que o monitoramento das redes sociais por parte de qualquer empresa, seja ela pequena ou grande, é fundamental.

Monitorando as redes sociais

O consumidor nas redes sociais acaba se tornando um influenciador, por isso o monitoramento das redes sociais já foi incorporado nas ações do marketing da empresa, principalmente do marketing digital. Através do monitoramento é possível traçar o perfil dos clientes da empresa e saber melhor o que eles desejam. Monitorar significa verificar tudo que é falado da empresa, principalmente na sua página online, e se preciso interferir dando respostas aos internautas. Chega a ser uma relação de custo-benefício, bom principalmente para as empresas que não tem capital para fazer publicidade em veículos tradicionais.

Para monitorar, primeiro é preciso fazer um planejamento e definir o que deseja saber dos usuários, o que deseja saber sobre o que está sendo falado e qual o objetivo desses dados. Este planejamento pode andar em conjunto com o de ações de marketing nas redes sociais, assim é possível saber como foi a resposta para aquela ação. Existem já muitas ferramentas de monitoramento de redes sociais, algumas gratuitas e outras pagas. Um exemplo de ferramenta gratuita é o Hootsuite que monitora até cinco redes sociais, agenda mensagens, possui relatório básico de análise. Um exemplo de ferramenta paga é a Scup, que monitora até 17 redes sociais e investiga o desempenho da empresa em cada uma delas e no final produz uma análise. Custa a partir de R$ 200 por mês.

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