Joomla x WordPress – Quem é o melhor?

Agencia de Marketing Digital Joomla! x WordPress
Joomla x WordPress – Quem é o melhor?

Qual é o melhor? Joomla ou WordPress. Quer saber qual a melhor forma de criar o seu site? Bom, vamos lá. A partir de 2003 que começou a ser comercializado os CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) que você conhece hoje como Joomla, WordPress, Magento, Drupal e etc. Sempre existiu a dúvida de qual o melhor para SEO, para loja virtual, mas qual é o melhor e qual você deve escolher para você?

Este assunto é bastante debatido em outros sites, blogs ou fóruns que visito com frequência, mas como nós também temos esta dúvida e não é fácil responder a esta questão, vamos aqui deixar a nossa opinião.

Joomla x WordPress

Em primeiro lugar é necessário entender para o que foram criados os CMS Joomla e WordPress. Na origem de ambos existe uma grande diferença, é que o Joomla foi criado para criar sites e o WordPress foi criado para criar blogs. A diferença entre blog e site está na estrutura, frequência da atualização de conteúdos e nas funcionalidades.

agencia-de-marketing-digital-o-wordpress-te-ajuda

A questão principal é que hoje ambos servem para criar sites ou blogs e como são bastante diferentes,  depende muito do que você necessita e do seu nível de conhecimento para desenvolver um site em joomla ou WordPress.

O WordPress apresenta um layout bastante mais intuitivo à primeira vista, principalmente para se colocar novos posts. Foi para isso que ele foi desenvolvido. Agora, por exemplo, se o cliente quiser mover um modulo de posição ou um menu, a história é outra. Quando tentamos fazer isto, ficamos com a sensação que está tudo embaralhado, existem opções dos próprios templates que se sobrepõe aos módulos e neste ponto existe uma desvantagem para o cliente.

Aqui na Geração Interativa já usamos as duas plataformas e tanto o Joomla e quanto o WordPress cumprem com suas finalidades. Na questão de SEO o Joomla já vem com as áreas especificas para as palavras chaves e descrições o que torna mais fácil de ser otimizado, já a plataforma em WordPress dependendo do tema, você tem que fazer o download do plugin especifico para incluir a otimização. Mas nada de tão preocupante. Acredito que a plataforma em Joomla fica um pouco na frente do WordPress, mas os usuários preferem o WordPress. Como eu sei disso? Olha aqui a treta no Google Trends = Joomla x WordPress

agencia-de-marketing-digital-seu-cms-e-seja-feliz

Mas independentemente do site ser em Joomla ou WordPress, se o cliente não tem noções de sites vai ter sempre alguma dificuldade em qualquer uma das plataformas, mas isso é como tudo na vida… Ninguém nasce sabendo, então estude e escolha um CMS que mais se adapta ao que você deseja.

O WordPress é uma ferramenta mais leve do que o Joomla porém já não possui tantas ferramentas de otimização quanto o Joomla. Veja que nosso site atual é em WordPress, mas antes disso nós conquistamos a 1ª página do google usando um site em Joomla. Tudo depende do trabalho que você vai desenvolver nas URLS. Mudar para WP nos ajudou a subir no Google para a 1ª posição como agência de marketing digital em sp, mas nós reescrevemos as urls novas e utilizamos o .html das urls antigas.

Custo: Varia entre R$1.500,00 à R$6,000,00 tudo depende da interface do seu site e da funcionalidade dele. O bom dessas duas ferramentas é que o cliente pode atualizar as próprias informações e pouca o dinheiro do gerenciamento de sites. Esse dinheiro pode ser investido em estratégias de marketing digital que vão oferecer um maior retorno/tempo de investimento.

Nós recomendamos:

  • Sites com loja virtual = wordpress
  • Sites muito complexos de loja virtual = Magento
  • Sites simples de venda de serviço = WordPress ou Joomla
  • Sites One Page = WordPress
  • Quer subir o site no Google = Use joomla
  • Se o seu site já foi bem posicionado e você perdeu o ranking = Altere para o WordPress, depois procure restabelecer as urls antigas.

Nossa preferencia geral: WordPress.
*Uma coisa que sempre dizemos aqui é “não importa o software que você usa e sim o que você sabe do software que você usa”. Se você usa o Paint para editar fotos e tem um bom retorno de uso, só aprenda photoshop  caso o paint não atenda suas necessidades. Seja o fera do Paint, mas nunca esqueça de se permitir aprender novas coisas.

Se você gostou dessa matéria envie um comentário ou clique em curtir. Vai nos incentivar a continuar escrevendo sobre o tema.

Related Posts