Release para imprensa
Release para imprensa é um documento com texto (e às vezes com foto) sobre um evento ou marca de um cliente, que um assessor envia para jornalistas da pequena, média e grande imprensa na esperança de vê-lo transformado em notícia, nota, reportagem ou outro tipo de matéria. Este não é um serviço que se encontra em uma agência de Marketing Digital , exceção feita à Geração Interativa, que engloba esta atividade em seu leque de soluções.
Para criar e enviar um release para a imprensa, você poderá seguir este roteiro básico:
Criação
Vamos supor que você vai realizar um evento de lançamento do “Produto B” e quer divulgar isso na imprensa. Para fazer isso, produza um texto objetivo com as respostas para o lead jornalístico (Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê?). Insira uma foto que impressione para chamar a atenção.
Lembre-se de que, para virar notícia, o seu evento terá que ter o chamado “valor notícia”, isto é, deverá possuir fatores como:
- Relevância para o maior número de pessoas possível
- Impacto social
- Ser inesperado
- Ser significativo para uma região
- Se referir às pessoas da elite, entre outros parâmetros
Por isso, antes de começar a produzir seu release, aprenda mais sobre o “valor notícia”, pois é isso o que determinará se o seu texto será transformado em matéria e publicado na mídia ou não.
Envio
Comece a enviar o seu press release para jornalistas de revistas, jornais e rádios de pequeno porte. Passe para os médios e depois para os grandes. Envie também para as redações de blogues, portais e sites específicos.
Aqui na agência de Marketing Digital Geração Interativa, nós temos um excelente relacionamento com vários jornalistas de todas as regiões do país, o que nos dá uma vantagem em termos de priorização de leitura dos releases e de aceitação, entre outros benefícios.
Caso você não tenha os contatos dos jornalistas, compre um mailing (base de dados com informações cadastrais das redações) ou use um serviço de envio de releases como o do Comunique-se ou o do MaxPress, por exemplo.
Se for enviar por e-mail, nada de mandar anexos, pois os jornalistas não têm tempo e nem paciência para abri-los. Envie o texto no corpo do e-mail mesmo.
Depois de enviar o seu release, analise os resultados. Otimize as falhas, se houverem. Estude mais sobre a composição do texto e sobre o envio para aprimorar as suas técnicas.
Contudo, se você não quer perder tempo com isso, isto é, se você prefere cuidar das suas atividades-chave, deixe esse trabalho para a assessoria de imprensa da agência de Marketing Digital Geração Interativa!
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