O que é o Modelo AIDA+1 no Marketing Digital?
Assim como o funil de vendas demonstrado no artigo “Como vender mais via E-mail Marketing” publicado aqui no blogue desta agência de Marketing Digital , o Modelo AIDA+1 também é um funil, no qual muitos potenciais clientes entram pela boca larga, mas poucos saem clientes pela estreita.
O Modelo AIDA foi desenvolvido pelo advogado Elias St. Elmo Lewis (1872 – 1948) em 1898, enquanto ele trabalhava na alta direção da agência de publicidade “Os anunciantes” fundada por ele mesmo dois anos antes e que possuía como lema “Pergunte ao Lewis sobre isso”.
AIDA é um acrônimo para as palavras “Atenção”, “Interesse”, “Desejo” e “Ação”. Alguns anos mais tarde, Lewis introduziria um quinto elemento ao modelo, que se trata da “Satisfação”, o que remete à sigla AIDAS e que nós estamos chamando de AIDA+1.
Eis, a seguir, algumas dicas para usar este sistema e aumentar as vendas por meio do seu site ou loja virtual:
• A – Atenção
Para que um potencial cliente possa comprar de você, primeiro ele precisa saber que a sua loja virtual ou website existe. Para chamar a atenção, você pode usar estratégias tradicionais de Marketing, com divulgação em rádios e TVs, jornais e revistas impressos, ou táticas de Marketing Digital, que incluem:
- Links patrocinados
- Criação de sites com SEO
- E-mail Marketing
- Facebook Marketing
- Assessoria de Imprensa
• I – Interesse
Depois de chamar a atenção é necessário gerar interesse, o que só é possível se você conhecer muito bem o seu potencial cliente e, assim, souber do que ele realmente precisa.
Para conhecer melhor o seu público-alvo, produza um Plano de Marketing . Use as informações deste documento para criar títulos chamativos e imagens impactantes capazes de abduzir o potencial cliente em poucos segundos.
• D – Desejo
Ok, você chamou a atenção, gerou um interesse inicial e agora é hora de provocar o desejo de compra. Eis algumas dicas para fazer isso:
- Cite os benefícios do seu serviço ou produto;
- Diga como a vida do consumidor vai mudar;
- Mostre como as pessoas que usam seu produto são felizes;
- Exponha os prazeres que as pessoas terão ao usarem seu produto;
- Conte quais pessoas ou instituições famosas já usam seu produto;
- Informe a quantidade enorme de pessoas que já usam seu produto;
- Dê a conhecer dados de melhoria de desempenho para usuários;
- Exiba imagens do produto. As pessoas gostam de coisas tangíveis;
- Humanize com imagens de pessoas consumindo o seu produto;
- Ofereça garantias e assistências para minimizar medos de perda;
- Insira selos e certificações de segurança no site ou loja virtual;
- Trabalhe os 5 sentidos para conquistar seu potencial cliente;
- Exponha depoimentos de clientes satisfeitos.
Use todos os argumentos do Marketing Copywriter que achar necessários.
• A – Ação
Se você trabalhou bem o item anterior, então o seu potencial cliente está, neste momento, literalmente “pirado” para comprar. “Me venda logo alguma coisa, pelo amor de Deus!”, ele deve estar pensando. Tudo o que você tem a fazer é pedir a venda. Como se faz isso? Observe:
- Insira frases “call-to-action”, do tipo que dá ordens para o cérebro do consumidor. Exemplos: “compre agora!”, “Adquira já!”, “Baixe o seu e-book!”, etc.;
- Crie botões “Comprar” e os deixe bem visíveis. As vendas no site ou loja virtual devem gerar o mínimo de cliques e não tomar o tempo do consumidor. Ou seja, faça-os comprarem por impulso;
- Diga que estas são as últimas peças e que se o consumidor realmente as quiser terá que ser rápido, pois o estoque não vai ser reposto tão cedo.
• +1 – Satisfação
Finalmente, depois de vender será necessário perguntar ao cliente o que ele achou da experiência de compra e do produto. Isso pode ser feito com uma pesquisa automática simples por e-mail ou via telefone.
O importante nesta fase é deixar o seu cliente satisfeito para que ele volte a fazer novas compras e, desta forma, se torne um freguês.
Quer saber mais sobre a utilização do Modelo AIDA+1 em websites e lojas virtuais? Ligue (11)4324-0366 e marque uma visita ou uma reunião via Skype para bater um papo sem compromisso com um dos consultores da agência de Marketing Digital Geração Interativa.
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