O que é Cauda Longa e Cauda Curta no e-commerce?
Quase toda equipe de agência de Marketing Digital que possui o serviço de criação de loja virtual recomenda o planejamento como primeiro passo dessa empreitada. E é justamente no planejamento que surge a necessidade de decidir entre trabalhar com uma Cauda Longa ou com uma Cauda Curta no e-commerce. Vejamos como isso funciona a seguir:
• Cauda Longa
Conceito desenvolvido e publicado em 2014 na revista Wired pelo físico Chris Anderson, Cauda Longa (Long Tail) é uma estratégia de varejo em que uma loja conta com uma grande lista de produtos para comercializar e onde cada produto da lista é vendido em pequenas quantidades. A soma de todas as vendas, no entanto, acaba compensando os custos de manutenção.
A Livraria Cultura , por exemplo, é um exemplo de loja virtual que opera em um sistema de Cauda Longa, pois possui uma grande variedade de livros, dentre os quais uma pequena parcela vende muito e a maioria vende poucas unidades por mês, o que forma um gráfico de vendas com uma extensa cauda (daí o nome). Com essa estratégia, a empresa faturou R$ 500 milhões em 2014.
• Cauda Curta
Não é costume, em uma agência de Marketing Digital ou no contexto geral do Marketing Digital, se falar em Cauda Curta. Contudo, os bons entendedores irão concordar que este termo se refere aos modelos de negócios de lojas virtuais em que a lista de produtos a serem comercializados é pequena, porém, cada produto é comercializado em altas quantidades.
Como exemplo de sistema de Cauda Curta no e-commerce podemos citar a Babydeas , que comercializa apenas quatro produtos, são eles a cola para acessórios infantis, o termômetro adesivo temático, o aspirador Nasal e a pulseira anti-enjoo. Por meio dessa estratégia, a empresa tem faturado uma média de R$ 750 mil por ano.
Muito bem! Agora que você já sabe o que é Cauda Longa e Cauda Curta no e-commerce, entre em contato com a equipe da sua agência de Marketing Digital para discutir qual o melhor sistema para a criação de loja virtual .
Lembre-se de que essa decisão pode determinar o sucesso ou o fracasso do seu empreendimento, por isso, colete e estude muito bem todas as informações possíveis e, no dia da reunião, ponha todas as cartas na mesa!
Deixe uma resposta