Você sabe o que é Marketing Viral?

Você sabe o que é Marketing Viral?

Marketing Viral é um ramo do Marketing tradicional que visa incentivar a propagação exponencial de uma ideia ou mensagem por meio da transmissão boca a boca, pessoa a pessoa. No mundo moderno, seu efeito pode ser ampliado por meio do Marketing Digital.

Exponenciar é, por sua vez, potencializar ou multiplicar descontroladamente, tal como acontece com um vírus em uma epidemia. Disto é que provém a nomenclatura “viral”. É, também, o que acontece na fissão nuclear, onde um núcleo de átomo quebrado libera uma energia absurda que se propaga para outros átomos, que são quebrados e assim prosseguem continuamente, em cadeia.

Um exemplo de mensagem viral recente é o caso de um vestido da loja virtual Roman Originals, cuja “faísca” iniciou com uma dúvida entre dois noivos sobre qual seria a cor da peça e que, na sequência, se propagou para os amigos, para os amigos dos amigos, para os formadores de opinião, para as redes sociais, para os blogues, para os portais, para as rádios, para as TVs, para as mídias impressas de pequeno, médio e grande portes. Esta viralização gerou mais de 1 milhão de visitas e 4 vezes mais vendas para a empresa.

Os diretores de lojas virtuais que usam o Facebook para divulgar seus produtos e serviços podem utilizar o Marketing Viral à vontade. Aqui selecionamos algumas dicas para fazê-lo:

Seja breve e autoexplicativo

A maioria das pessoas dedica apenas alguns segundos para entender mensagens em redes sociais, por isso, crie vídeos, imagens, áudios, memes, textos e conteúdos simples de ler e entender.

Ofereça capital social

Não crie conteúdo pensando em si mesmo. Desenvolva-o como se fosse um dos seus clientes. Pense no que os seus clientes gostariam de compartilhar. Ou seja, sua mensagem tem que aumentar a reputação, as amizades e o poder pessoal dos seus clientes para que eles possam repassá-la.

Seja engraçado

O bom humor abre portas e facilita a propagação de mensagens, pois ele atinge o lado direito do cérebro, que é mais criativo e espontâneo e menos crítico e metodológico que o lado esquerdo. Isto é, o humor faz o cérebro das pessoas “tirar o pé do freio”.

Seja inovador e diferente

As pessoas gostam de novidade. Coisas normais, comuns, já vistas milhares de vezes, desgastadas, não chamam a atenção. Isso acontece porque o que é normal e antigo é muitas vezes visto como algo decadente e ultrapassado, mas o novo é encarado como vida, como inspiração, como prosperidade.

Tenha um produto de qualidade

O curioso comercial dos “Pôneis malditos”, que alcançou mais de 15 milhões de visualizações no YouTube e outras tantas no Facebook tem como produto uma das picapes da Nissan, que dispensam comentários.

Atinja os líderes de opinião

Descubra quem são as pessoas que mais influenciam outras pessoas no seu ramo de atividade e faça com que sua mensagem chegue até elas para que as mesmas possam comentar publicamente e despertar o interesse daqueles que lhes são fiéis.

Atinja a grande mídia

Você pode usar serviços como o da Assessoria de Imprensa, por exemplo, que serve para enviar releases sobre determinados conteúdos para as redações dos principais jornais e revistas do país e do mundo que, por sua vez, replicam a mensagem em suas notas, notícias, reportagens e matérias em geral, sempre que isso for conveniente.

Potencialize, portanto, as suas campanhas de divulgação com o Marketing Viral, mas não se esqueça de continuar utilizando os serviços de Facebook Marketing e links patrocinados, os quais você poderá contratar na agência de Marketing Digital Geração Interativa por meio do telefone (11) 4324-0366.

Deixe por favor seu comentário

Share this post


error: