Softwares para gerenciar minha rede social
O monitoramento de mídias sociais é o processo de identificar e avaliar o que está sendo dito sobre uma empresa, indivíduo, produto ou marca na internet. São estas “conversas” entre os usuários das redes sociais que produzem grandes quantidades de dados não estruturados sobre um determinado tema e, com isso, podem afetar a escolha de milhões de pessoas em todo o mundo.
Por isso, é importante definir quais são os objetivos para um monitoramento das redes sociais e, principalmente, por qual se deve começar. Este é, por exemplo, o maior erro das empresas ou indivíduos que pretendem iniciar um processo de monitoramento, pois procuram analisar de uma só vez as diversas redes sociais existentes e não tem, portanto, um foco em apenas uma.
Dependendo do objetivo maior com o monitoramento pode ser necessário utilizar algum tipo de ferramenta para melhorar a qualidade e não perder nenhum tipo de comunicação. Existem no mercado diversas ferramentas disponíveis que podem custar uma pequena fortuna, porém há outras que são gratuitas.
É importante ressaltar que há no mercado empresas de marketing, publicidade e propaganda que possuem em seu portfólio de serviços o de monitoramento das redes sociais e, este é o modelo ideal, principalmente, para as empresas e indivíduos que estão começando a analisar o mercado por este ponto de vista ou, ainda, que não possuem pessoal qualificado e precisam de um monitoramento profissional.
Atualmente, o monitoramento das mídias sociais tem ganhado uma grande importância pelo fato de que diversas pessoas coletam informações sobre um determinado produto ou empresa nas redes sociais antes de sair às compras e, desta forma, tem se tornado rapidamente uma das mais importantes ferramentas de inteligência do mercado.
Existem várias maneiras de usar as mídias sociais para ganhar a introspecção, incluindo monitoramento on-line de fóruns de suporte ao cliente, utilizando ferramentas de software para coletar comentários das redes sociais, como, por exemplo, o Facebook e o Twitter e, ainda, incentivar os clientes a sugerirem novos recursos para um determinado produto e a votar em seus favoritos.
Em uma grande empresa, as ferramentas de monitoramento das mídias sociais podem extrair textos utilizando apenas palavras-chave específicas tanto das redes sociais, sites e blogs quanto de outras mídias. Conheça abaixo três softwares que embora sejam gratuitos fazem bem o seu trabalho de monitoramento.
1) Hootsuite
Esta é uma grande ferramenta que lhe permite poupar tempo quando se trata de gerir as suas contas de mídia social: Twitter, Facebook, LinkedIn, WordPress, Foursquare e Google+.
Os relatórios analíticos semanais e a excelente facilidade de gerenciamento de equipe (a delegação de tarefas, enviar mensagens privadas) podem ser muito úteis quando há mais de uma pessoa lidando com as contas de mídia social.
2) TweetReach
TweetReach é a ferramenta certa para o seu negócio, se você está interessado em monitorar o quão longe seus tweets viajam, pois a ferramenta mede o impacto e as implicações das discussões de mídia social real.
É uma boa maneira de descobrir quem são seus seguidores mais influentes, implicitamente guiá-los para as pessoas certas, ou seja, aquelas que você quer que recebam a informação.
3) Klout
Klout é provavelmente uma das ferramentas mais controversas de monitoramento de mídias sociais. Há aqueles que a odeiam e afirmam que seu sistema de pontuação é completamente impreciso e que a tentativa de interagir com eles é uma missão impossível, mas, por outro lado, algumas pessoas acham útil, uma vez que mede a influência por meio do engajamento no Twitter e é um bom meio de manter um olho sobre o que as pessoas pensam sobre a sua marca e ver o que os influencia mais.
Desta forma, você pode ajustar as suas mensagens de acordo com os interesses do seu público-alvo e aumentar a sua taxa de retorno.
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