5 formas de evitar a falência da sua loja virtual
Quem já passou pelo trabalho de criação de loja virtual – seja sozinho ou com ajuda dos profissionais de uma agência de Marketing Digital – sabe que, depois do desenvolvimento, é preciso começar a vender para obter retorno e não falir.
Apesar de não existir um índice de falência para sites e-commerces no Brasil, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro de Pequenas Empresas (Sebrae) expõe que 60% das empresas em geral(dentre as quais incluem-se as lojas virtuais) fecham as portas entre o primeiro e o segundo ano de existência. Diante disso, o que fazer para o seu e-commerce ficar fora dessa estatística?
Salve sua loja virtual
Ainda, de acordo com o Sebrae, existem alguns motivos que causam a falência das empresas. Nós elencamos 5 desses motivos junto com algumas soluções, a seguir. Confira:
1. Falta de planejamento
Principal motivo das falências, a falta de planejamento impede que empreendedores descubram seus pontos fracos e reconheçam oportunidades do nicho de negócios antes da abertura da empresa.
• Solução: 5 ferramentas para o planejamento de um negócio digital.
2. Mão de obra não qualificada
Quando pessoas sem treinamento ou amadoras se propõem ou são contratadas para atuar em atividades-chave como a criação de loja virtual ou a administração dela, os resultados são os piores possíveis.
• Solução: 5 vantagens de uma consultoria de Marketing Digital.
3. Divulgação ineficiente
A divulgação ineficiente é, em parte, um problema decorrente da contratação de mão de obra desqualificada e produz efeitos nocivos como a queda na audiência e na reputação do seu e-commerce.
• Solução: 8 benefícios de contratar uma agência de Marketing Digital .
4. Fraudes nos pagamentos online
As fraudes acontecem quando a plataforma e-commerce utilizada para o desenvolvimento de uma loja virtual não oferece suportes de segurança.
• Solução: plataforma de criação de loja virtual com certificações de segurança para pagamentos.
5. Falta de monitoramento
A ausência de meios para medição dos resultados e a falta de administração das finanças, do Marketing e de outros parâmetros aumenta as chances de mortalidade da empresa.
• Solução: use ferramentas de monitoramento como esses 10 aplicativos para gerar relatórios de Marketing Digital
Lembre-se de que a sua agência de Marketing Digital poderá gerenciar todo o processo de divulgação do seu e-commerce para você, no entanto, outras áreas importantes como as finanças, o departamento pessoal e as atividades diárias dos colaboradores da sua empresa também precisam de atenção profissional, ok? Cuide disso e fique fora da estatística dos 60% das empresas que fecham as portas entre o primeiro e o segundo ano de existência.