O que é Marketing Copywriter?
Marketing Copywriter é a arte e a ciência da produção de textos com a finalidade de fazer com que o leitor realize uma ação específica que poderá ser, por exemplo, baixar um conteúdo de um site, assinar newsletter, realizar um orçamento ou fazer uma compra.
Diferentemente do Content Marketing e da otimização SEO , que visam a criação de conteúdo aprimorado para os motores de busca e para a informação e educação de um determinado público, os textos do Copywriter são mais persuasivos, isto é, possuem um tom mais voltado para a conversão de vendas.
Assim, para fazer com que um internauta realize uma compra, um copywriter utiliza-se dos chamados “gatilhos mentais de vendas”, alguns deles expostos a seguir:
• Prova social: o texto vem com indicadores como depoimentos e/ou com as quantidades de clientes que já usaram o serviço ou produto comercializado e o aprovaram, o que gera na mente do leitor um efeito credibilidade que o força a querer saber mais. Exemplo: “A Geração Interativa atende mais de 30 clientes por ano em todo o Brasil”;
• Call-to-action:são pequenas frases no imperativo como “Compre agora o serviço de criação de sites da Geração Interativa !”, que expressam uma ordem ou um pedido específico para uma ação imediata do leitor;
• Autoridade: o redator usa sua autoridade de especialista em um determinado assunto ou evoca a opinião de pessoas conhecidas no ramo para aumentar a credibilidade e gerar o impulso para a ação no leitor. Exemplo hipotético: “De acordo com um dos maiores especialistas em Marketing do mundo, Philip Kotler, a Geração interativa é a melhor agência brasileira quando o assunto é Facebook Marketing ”;
• Escassez:para gerar uma sensação de urgência e fazer com que o leitor realize uma ação de compra agora, isto é, para evitar que ele deixe para depois e se esqueça, diz-se, por exemplo, que o produto só tem mais 10 unidades e que não será possível conseguir mais depois que estas terminarem;
• Novidade: não é de hoje que os profissionais de assessoria de imprensa e Jornalismo sabem que o que é novo atrai muito mais do que outros tipos de notícias. Quando usado por redatores do Marketing Copywriter, o argumento da novidade é capaz de produzir um verdadeiro alvoroço (daqueles que geram filas“arrasa-quarteirão” nas lojas) por parte dos compradores.Exemplo: Geração Interativa lança novo serviço de Assessoria de Imprensa vinculada ao Marketing Digital .
Existem dezenas de gatilhos mentais de vendas, os quais os redatores das agências de Marketing Digital utilizam amplamente e que você também poderá usar depois de estudá-los por meio de livros como “Neuromarketing aplicado à redação publicitária” de Lilian S. Gonçalves e “O poder da persuasão” de Robert B. Cialdini. Vale a pena conferir!
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