Redes sociais: Twitter x Fanpage?

Redes sociais: Twitter x Fanpage?

Hoje muitas empresas tentam se inserir no mercado de marketing digital ou na vida virtual dos seus clientes em potencial através das redes sociais. Mas as empresas de primeira viagem sempre se deparam com essa dúvida: qual é a rede social mais indicada para a divulgação do meu negócio? Twitter ou facebook?

Características e público

As duas redes sociais são direcionadas a princípio para públicos praticamente iguais, mas na verdade a distribuição real de usuários é bem diferente de uma rede para outra. O twitter é uma rede social mais fluida e menos truncada, com acesso rápido dos interesses aos interessados, já que os posts são diretos e as listas de seguidores são personalizadas para um foco em conteúdo específico. Por esse motivo, o twitter é a rede social preferida das empresas que desejam atualizar seus clientes com informações constantes ou novidades da empresa, com relação a vendas ou serviços, que aparecem diretamente na timeline dos seguidores.

Já a criação de uma fanpage no facebook pode atingir públicos diversos. O Facebook é tão versátil que engoliu a maioria das redes sociais que competiam com ele, e que possui um alcance hoje de várias faixas etárias em praticamente todas as camadas sociais. Mas as Fanpages são mais indiretas, já que o Facebook possui um recurso de exibição de posts na timeline apenas de amigos e contatos que você possui mais interação ultimamente. Por isso, a possibilidade de você postar alguma atualização e a maioria do seu público não receber é grande. Mas ainda sim há o recurso no Facebook de divulgação paga por Fanpage ou artigo, que pode facilitar e até ampliar o alcance da sua página nos milhões de usuários da maior rede social do mundo.

Dúvidas?

Na dúvida crie os dois perfis, e una os dois com uma publicação “crosspost”(que possibilita o twitter a postar diretamente na sua página do facebook), ou utilize um programa e aplicativo que gerencie as duas redes ao mesmo tempo. Você ganha em alcance e em versatilidade, sendo que consegue de uma só vez ser informativo e rápido, publicar seus interesses e ao mesmo tempo ficar próximo da vida social do seu público-alvo.

Deixe por favor seu comentário

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *