Monitorando redes sociais
Desde que houve o boom da internet nunca tivemos um momento como o atual onde cada vez mais pessoas dão a sua opinião gerando informações sobre marcas e produtos.
Dá mesma forma que estas pessoas (consumidores) expõem a sua opinião as empresas (fabricantes ou revendedores) precisam estar atentas ao que está sendo divulgado sobre seus produtos e sobre elas mesmas. E, isto é apenas uma parte do processo de monitoramento de redes sociais.
Esta coleta de informações é apenas uma parte, pois é necessário saber interpretar, analisar e, inclusive, traçar estratégias visando melhorar a marca ou o produto a partir dos defeitos ou melhorias divulgadas pelos consumidores.
Este processo de monitoramento de redes sociais está apenas começando e um grande número de informações já foram levantados pelas empresas que o realizam. Existem exemplos de empresas que conseguiram reverter propagandas negativas que circulavam através das redes sociais com ações para melhoria de seus produtos junto aos consumidores.
Dá mesma forma que as pessoas falam negativamente da marca ou produto existem exemplos ao contrário, ou seja, onde o que é divulgado através das redes sociais é positivo para determinadas empresas.
Porém, não é somente nos momentos em que os compartilhamentos são negativos que as empresas devem dar atenção e resposta a seus consumidores. Quando o retorno for positivo é importante enviar, pelo menos, um comentário para o consumidor para o mesmo sentir-se prestigiado.
Como este é um processo que surgiu a pouco tempo, muitas empresas ainda estão à procura de profissionais qualificados para fazerem o monitoramento das redes sociais e estarem respondendo questões de clientes, assim como buscando solucionar problemas expostos através das redes.
Contudo, este é um trabalho onde ainda existem poucos profissionais qualificados no mercado e que acabam sendo muito valorizados. Só que a maioria dos profissionais que trabalham com monitoramento de redes sociais preferem abrir suas empresas e executarem o serviço para mais de uma marca ou produto.
Cada empresa ou profissional de monitoramento de redes sociais utiliza de ferramentas diferentes para realizar tal processo. Porém, se você se interessa por esta área e gostaria de estudar ou trabalhar com a mesma saiba que existem várias apostilas e ferramentas gratuitas na internet para se estar começando.
Deixe uma resposta