Como fazer marketing de relacionamento?
O marketing de relacionamento consiste em se relacionar com o cliente não apenas no momento da compra. O objetivo não é apenas vender, mas sim participar e acompanhar o cliente, antes durante e depois da compra. Em tempos de internet a concorrência tem se tornado cada vez mais acirrada, devido a uma infinidade de opções que os usuários têm nas mãos.
Muitas empresas já entenderam que é necessário realizar ações de marketing para conquistar novos clientes e fidelizar os existentes. Nesse processo as agências de marketing digital têm um papel muito importante para conseguir manter esse elo entre cliente e empresa. Também é preciso realizar ações focando diretamente os consumidores, pois esses já sabem que têm o poder nas mãos, os clientes sempre souberam de sua importância para as empresas, mas atualmente com o acesso a tanta informação, eles estão cada vez mais cientes dessa importância, e usam isso em seu benefício.
Um dos principais objetivos do marketing de relacionamento é proporcionar uma relação eficaz e duradoura, com comprometimento e principalmente confiança em ambas as partes. Agora se você pensa que deve manter marketing de relacionamento apenas com os clientes, está engando. Se sua empresa tem funcionários, eles também devem se sentir queridos pela empresa, afinal de contas precisam passar essa imagem para os clientes, e para que isso aconteça é preciso vivenciar na prática. Ah aqui também entra os fornecedores da empresa, pois eles entram em contato com muitas outras corporações, e sempre devem ter uma boa imagem da sua, em caso de uma indicação, o fornecedor vai lembrar da empresa que o conquistou.
Construa um bom relacionamento com todos, e não foque o cliente apenas como números, aquele que compra seu produto e oferece lucros para empresa. Faça o possível para conquistá-lo, um cliente fidelizado e satisfeito é a melhor propaganda que sua empresa pode ter.
Para construir e manter um marketing de relacionamento, são necessárias algumas ações que você pode ir implementando no dia a dia: fique atento nas redes sociais, seja cordial e esteja sempre disponível para uma conversa, tirar uma dúvida, ou resolver uma reclamação. Coloque conteúdos relevantes que desperte interesse e curiosidade das pessoas.
Invista no pós-venda, saber se o cliente gostou do serviço oferecido, se está fazendo bom uso do produto que comprou, se tem alguma dúvida na utilização do mesmo. Faça um feedback com os clientes e funcionários, é importante saber como eles veem a empresa. Isso vai aumentar sua percepção em geral.
Programas de fidelidade também são uma boa opção para gerar relacionamento da empresa com cliente. Um bom relacionamento entre o cliente, a empresa e todos envolvidos no processo de negociação, tende a fortalecer a marca. O marketing disponibiliza várias maneiras de se consolidar, mostre seu potencial e o diferencial de sua empresa se posicionando no mercado como uma empresa que se preocupa com bem estar dos clientes e colaboradores.
Escrito por: Isabel Lima
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