10 aplicativos para gerar relatórios de Marketing Digital
Analise o seu site em detalhes, bem como o dos seus concorrentes, antes de realizar uma otimização SEO ou criar uma campanha de links patrocinados
Você já deve ter assistido uma corrida de Fórmula 1 e visto que os engenheiros, os mecânicos e os diretores das equipes passam quase todo o tempo de olho em um monitor. Esta prática, chamada telemetria, é nada menos que a verificação de mais de 100 parâmetros do desempenho do piloto e do carro com o objetivo de criar melhorias e superar os concorrentes. Pois é exatamente isso o que nós (profissionais de uma agência de Marketing Digital) fazemos com o seu site antes de aperfeiçoá-lo.
Veja, a seguir, um pequeno exemplo de ferramentas que usamos – além do Google Analytics e do Google Webmasters – para obter relatórios de Marketing Digital personalizados, ou seja, uma verdadeira telemetria do seu site:
• Semrush : expõe as palavras-chaves mais relevantes, o Custo por Clique (CPC) médio de cada uma delas, além da lista de concorrentes nas buscas orgânicas (SEO) e de links patrocinados (AdWords), entre outros itens;
• Alexa :mede a quantidade de internautas que visitam os websites e mostra um ranking, o que pode ser usado para verificar a posição do seu negócio digital em relação à concorrência;
• PageSpeed insights :dá a conhecer a velocidade de uma página web e apresenta soluções para otimizá-la;
• CopyScape : vasculha a internet em busca de cópias do conteúdo do seu site, o que possibilita encontrar páginas duplicadas, além de descobrir plagiadores;
• Open Link Profiler : revela a quantidade de backlinks do seu site, da home page e os backlinks ativos, além de uma pontuação de influência, entre outros parâmetros;
• Kissmetrics :põe à vista informações sobre os passos de um visitante no seu website e sobre as mudanças de comportamento dos internautas ao longo do tempo, entre outras ações;
• HubSpot’s Marketing Grader :descobre se o seu site realmente traz audiência, se ele está de fato convertendo visitantes em clientes e compara o tráfego com outros sites;
• SEO Workers :exibe cabeçalhos HTTP, palavras-chave mais importantes, links e backlinks, textos alternativos das imagens e outros conteúdos;
• Optimizely :realiza testes A/B no seu site para que você possa optar pelas melhores opções de usabilidade, isto é, pelas que convertem mais visitantes em clientes;
• Free Scanner :avalia um site em relação a uma palavra-chave e estabelece uma pontuação que vai de 0 a 100%, o que permite verificar se há necessidades de mudanças.
Estas ferramentas também podem ser aproveitadas – juntamente com as técnicas de “como analisar meu concorrente ” que abordamos em um post deste blogue – para monitorar como os seus rivais de mercado estão se comportando.
Depois disso, você e a agência de Marketing Digital que cuida da comunicação da sua empresa na web poderão criar e desenvolver planos de otimização SEO e campanhas de links patrocinados que produzam melhores resultados, como em uma corrida de Fórmula 1.
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