Atualização Março 2019 do Google: como ela afetou o tráfego do seu site e como corrigir?
O Google foi atualizado em março desse ano e fez com que diversos sites sofressem alterações no tráfego, alguns notaram melhora e outros foram impactados negativamente. Com essa atualização, o Google novamente muda alguns fatores considerados importantes na classificação de algoritmos, por consequência, a estrutura de como o seu conteúdo é classificado nos resultados de pesquisas também são modificados.
Nossa agência de marketing digital preparou esse artigo para você ficar por dentro das alterações do Google. Nesse artigo explicaremos o que é essa Atualização de março do Google 2019 pode impactar o seu negócio, e o melhor: o que você pode fazer para não perder tráfego.
Primeiro, para saber se seu tráfego foi afetado, basta analisar seus rankings e comparara-los antes e depois do dia 13 março, que foi o dia da atualização do algoritmo.
O que mudou com essa atualização de março do Google?
Começamos abril e já sentimos na pele as mudanças. Claro que o objetivo dessas atualizações é sempre recompensar os sites que se concentram em fornecer uma boa experiência ao usuário. Geralmente o Google não divulga detalhes do que exatamente foi alterado. Mas é possível descobrir as mudanças mais importantes realizando pesquisas e estudos de dados em sites. Normalmente os profissionais de Marketing Digital e SEO fazem isso.
Eric Lancheres, da Traffic Research, por exemplo, fez um levantamento usando mais de 1,7 milhão de resultados de pesquisa, usando ferramentas como a AHrefs e Scrapebox e Google Analytics para determinar o impacto da Atualização Básica de março de 2019.
Veja:
Google Update para quem usa subdomínios.
Uma importante descoberta foi em relação aos subdomínios, que puderam observar uma queda de tráfego enquanto o domínio principal não foi afetado.
Isso significa que se o seu blog estiver em um subdomínio e o conteúdo ou a experiência do usuário não forem bons, esse subdomínio pode ter uma queda de tráfego enquanto seu domínio principal permanecer estável. O ideal é você mover o blog para o conteúdo interno.
Google Update março Backlinks – Focar na qualidade, não na quantidade
O número total de links para o ranking na primeira página do Google caiu, pouco, mas caiu. Essa diminuição ligeira sugere que obter menos links de domínios de autoridade mais alta pode ter mais impacto ao invés de ter muitos links em sites com autoridade ruim.
Divisão de sites grandes em vários domínios
Antigamente alguns proprietários de sites que tinham blogs que apresentavam um trafego baixo, faziam alterações nos textos e podiam relançar o conteúdo movendo seus artigos para domínios separados. Essa tática funcionou, mas a atualização do Google de março parece ter capturado essa tática, resultando em uma diminuição no tráfego para esses sites.
De olho nos Pop-ups excessivos, anúncios e superposições grandes
Mais uma vez o Google parece dar preferência à experiência do usuário. Tendo em vista isso, a pesquisa da Traffic Research apontou também que sites que têm muitos anúncios, popoups excessivos sofreram queda no tráfego após a atualização.
Outro aspecto que pode também impactar de forma negativa são aqueles menus gigantescos que geralmente aparecem em alguns sites de comércio eletrônico, impedindo que o usuário visualize a página.
Google Update 2019 Conteúdo de baixa qualidade
O Google com essa nova atualização também parece ter reduzido o tráfego para sites preenchidos com conteúdo de baixa qualidade. Se antes os editores criavam conteúdo de baixa qualidade e super otimizada, sem que ao menos pudesse informar e agregar na vida do usuário, a realidade é outra. A qualidade é medida pelo tempo de permanência para determinar se o conteúdo é bom.
Experiência do usuário em 2019 parece ter um impacto
Ao que parece o Google está levando em conta a experiência do usuário e não apenas a otimização excessiva de palavras-chave. Então, sites que fornecem um bom conteúdo, que responda às dúvidas de seus usuários e ofereça uma boa experiência podem ter um tráfego maior.
SEO LOCAL ainda é importante
A contagem média de palavras para artigos de alto nível e frases de palavras-chave na tag de título de uma página da Web permaneceu consistente, o que sugere que esses fatores na página não foram afetados pela atualização do Google.
Conteúdo novo e publicação consistente
Sites com conteúdo de menor qualidade que também não publicavam consistentemente enfrentavam o maior risco de declínio de tráfego. Ou seja, uma rotina de publicação pode ser uma boa pedida para manter seus níveis de tráfego. Publicar conteúdo regularmente permite que os sites mantenham seus leitores envolvidos, o que permite que enviem sinais positivos ao Google, incluindo links, compartilhamentos sociais, comentários e visitas ao site.
Como melhorar o seu site e obter melhor ranqueamento?
- Promova uma experiência do usuário em seu site, sem anúncios excessivos, layout responsivo, conteúdo bom.
- Inclua opções de curtir e compartilhar nos seus textos
- Invista sempre em Links de alta qualidade.
- Não desista de vários links em outros sites, mas foque em qualidade.
- Crie conteúdo de qualidade de forma consistente e mantenha seu site atualizado.
- Cuidado na hora de dividir site com desempenho baixo em domínios separados.
- Sempre otimize as tags de título para melhorar as taxas de cliques.
Listamos acima alguns pontos afetados com a Atualização de março de 2019 do Google, e com ela você pode corrigir esses aspectos e não ter o tráfego do seu site afetado. De maneira geral, a atualização do Google cada vez mais se concentra na experiência do usuário. Claro que links e fatores da página ainda são relevantes no ranking, mas certifique-se em usar esses recursos para garantir que o site seja de fácil utilização e ter sempre qualidade!