Como analisar meu concorrente

Analisar o seu concorrente é a tática mais antiga que temos no marketing digital. Hoje essa tática é conhecida como Benchmarketing. Você já ouviu falar sobre BenchMarketing? Ele é o processo através do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar a forma como realiza a mesma ou uma função semelhante.

Não é minha intenção falar apenas de BenchMarketing, caso você queira estudar mais o assunto indico a própria Wikipédia que contém diversos autores. Vou voltar minha atenção em te explicar como analisar um concorrente na internet.

Veja bem esses passos. Nossa agência de marketing digital é a primeira página do Google como agencia de “Agência de marketing digital em SP” e muitas vezes somos listados e aparecemos como “Agencias de marketing Digital”, faça uma breve consulta. Se nós não estivermos, pare de ler agora esse texto. ; )

Bom já que você voltou e conferiu que nosso método dá certo, vamos ao que interessa? Veja os principais passos de como analisar o site do seu concorrente.

Faça uma pesquisa com a palavra chave que você determina importante para você. Por exemplo, quando eu comecei eu me espelhei nas agências MestreSEO e PubliWeb em outras empresas TOPs na internet. Não tenho medo de indicar outras empresas de marketing por que acredito que existe mercado para todo mundo e graças a nosso bom Deus temos prospecções todos os dias graças ao nosso funil de tráfego.

Depois que você escolheu a sua palavra chave e selecionou as principais empresas que você pretende um dia “ser igual”. Veja:

PASSO-A-PASSO

  • Qual é a linguagem que usam (Se é WordPress, Joomla, HTML, WIX, PHP)
    Normalmente um site na 1ª página do Google está em WordPress, PHP ou Joomla.
  • Veja como são os menus dos sites deles.
    Como é a hierarquia do menu e como separam os serviços
  • Clique com o botão direito na HOME do site do seu concorrente e coloque a opção exibir código fonte
    Veja a Descrição, Keywords, H1, H2, H3, Conteúdo.
  • Baixe a extensão SEOQuaque no seu navegador e analise o índice de palavras chave
  • Veja o blog e crie conteúdos ainda melhores
    Atenção não copie nem uma frase do seu concorrente. Isso gera penalidade do Google. Crie conteúdos únicos pegue a ideia e melhore. Nada de copiar frase. (Ps: Manjamos muito de BlackHat e se você copiar o conteúdo do nosso site a gente derruba seu site =)
  • Procure por campanhas de Adwords e Facebook Ads.
  • Veja como estão usando cores, fontes, textos.

Agora que você já analisou todas essas informações de pelo menos cinco concorrentes. Faça um balanço geral do que é melhor para sua empresa. Depois melhore o que o mercado oferece.

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Desenvolvedor
Gabriel Arnone
Agência de Marketing
Geração Interativa

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