Como fazer Marketing Digital na crise?

Como fazer Marketing Digital na crise?

Como fazer Marketing Digital na crise?

Continue divulgando a sua empresa e ganhe aqueles clientes do seu concorrente que parou de anunciar!

A pergunta “Como fazer Marketing Digital na crise?” pode soar como piada nos ouvidos de muitos donos de negócios, pois uma das primeiras coisas que se pensa em cortar em crises econômicas é o Marketing.

Ocorre que, ao parar de anunciar, sua empresa poderá falir mais rápido. De fato, sem divulgação a sua marca vai sendo colocada no “baú do esquecimento” do coração e da mente dos consumidores. E você não quer isso, certo?

Números do uso do Marketing e Marketing Digital no Brasil

Em média, no Brasil, as empresas do setor e-commerce gastam 13% de seu faturamento com Marketing e Marketing Digital, segundo a “Pesquisa Nacional de Varejo Online” (2014, 2015, 2016), realizada pelo Sebrae.

Isso significa que uma empresa que fatura R$ 100 mil mensais, por exemplo, investe R$ 13 mil em divulgação de produtos, serviços e marcas. Como esse montante poderia ser melhor utilizado durante as crises?

Dicas de como fazer Marketing Digital na crise

Aqui vão algumas sugestões de como fazer Marketing Digital na crise:

Dicas de Planejamento

A primeira coisa a se fazer é um planejamento. Nesse processo, “aperte os cintos” em várias partes da sua empresa. Enxugue a sua cadeia de valor.

Evite, por exemplo, todos os tipos de desperdícios. Coisas simples como apagar as luzes ao sair de uma sala e instalar torneiras mais econômicas devem ser incentivadas.

Inclua a frase “O desperdício é o nosso adversário” entre os Valores da sua empresa. Assim, todos vão saber que todos os recursos devem ser bem utilizados. Eduque seus colaboradores.

Essas pequenas práticas farão uma diferença enorme no final do mês. Com menos desperdícios, as despesas vão cair e, logo, sobrará mais dinheiro para se investir em ações de Marketing Digital.

Invista em conteúdo SEO

Uma das formas mais em conta de investimento em Marketing Digital é a estratégia da produção de conteúdo SEO ou Marketing de Conteúdo.

Ao invés de gastar R$ 5 mil ou R$ 10 mil mensais em links patrocinados, você paga apenas R$ 2 mil mensais para um redator SEO profissional, o qual produzirá 2 textos ao dia para o seu blog.

Assim, em apenas 1 mês, 40 textos estarão gerando audiência para o seu blog, site, loja virtual, etc., via buscas orgânicas no Google. Você poderá transformar os visitantes em leads, clientes e fregueses.

Com essa estratégia você terá gasto R$ 24 mil em um ano (o que seria gasto em apenas 2 meses) e, no final, terá ao menos 480 blog posts gerando audiência para a sua empresa.

E aqui temos uma dica extra. Procure investir em conteúdo SEO para obter visitantes em longo prazo, mas não esqueça de trabalhar com links patrocinados para resultados mais rápidos. Divida o orçamento!

E-mail Marketing

Enquanto os e-commerces nacionais têm Taxa de Conversão de Vendas de 1,5%, a do E-mail Marketing pode chegar a 2,5%, segundo dados de um estudo do Serasa citado pelo E-commerce Brasil.

Sendo assim, um site que obtém 1000 visitantes mensais únicos realiza 15 vendas no período, mas uma empresa que investe em E-mail Marketing pode fazer até 25 vendas com os mesmos acessos.

Estão, pense em integrar em seu blog e-commerce uma squeeze page para capturar os e-mails dos visitantes. Em seguida, invista em uma plataforma de E-mail Marketing. Envie e-mails e venda mais!

Você poderá pensar em investir também em produção de vídeos online, Mídias Sociais Ads, e-books gratuitos, Inbound Marketing, influenciadores digitais e outras estratégias.

Como fazer Marketing Digital na crise: o Fundamental para o sucesso

Entendeu como fazer Marketing Digital na crise? Primeiramente, use as opções mais em conta do Marketing Digital. Logo depois, quando as coisas começarem a melhorar, invista em ações mais ousadas.

Ao continuar divulgando, você mantém sua empresa viva na mente e no coração dos consumidores. Além disso, dessa forma será possível captar alguns clientes daquele concorrente que não foi corajoso o suficiente para continuar investindo em Marketing Digital durante a crise econômica.

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