O que faz um social media profissional?

O que faz um social media profissional?

Colaborador fundamental em toda boa agência de Marketing Digital , o social media profissional é o responsável pela comunicação, relacionamento e reputação de uma marca pessoal e/ou empresarial nas redes sociais.

No mercado, o social media também pode ser chamado por outros nomes, tais como:

• Analista de mídias sociais
• Analista de redes sociais
• Assistente de redes sociais
• Assistente de mídias sociais

Este profissional atua principalmente na esfera de grandes redes sociais como o Facebook, o Twitter, o LinkedIn, o YouTube, o G+ e o Instagram, entre outras.

Dentro de uma agência de Marketing Digital , o social media profissional pode desempenhar mais de uma dezena de funções. A seguir, listamos algumas delas. Confira:

• Criação de textos, fotos, vídeos e outros formatos de conteúdo

• Atualização das redes sociais com o conteúdo citado no tópico anterior

• Diálogo e relacionamento da marca com seus consumidores

• Gerenciamento de crises e conflitos em público e/ou em particular

• Interpretação de dados gerados pelo público que acessa as redes

• Uso dos dados interpretados no planejamento e criação de campanhas

• Realização de testes A/B para descobrir o conteúdo mais interessante

• Realizações de testes para a descoberta da melhor hora para publicar

• Monitoramento do comportamento do consumidor nas redes sociais

• Desenvolvimento de campanhas de Facebook Marketing patrocinadas

• Desenvolvimento de campanhas de conteúdo orgânico para as redes

Para desempenhar todas essas funções, o social media profissional precisa dominar muito mais disciplinas do que apenas a engenharia das redes sociais. Ele deve conhecer um pouco de:

agencia-de-marketing-digital-social-media-profissional-para-melhor-sua-empresa

• Relações públicas e assessoria de imprensa

• Psicologia das relações humanas

• Análise e interpretação de dados numéricos

• Cultura organizacional (missão, visão e valores) das empresas clientes

• Comunicação escrita, verbal e visual

• Capacidade de trabalho em equipe

Como você pode ver, o social media profissional – que trabalha em uma agência de Marketing Digital – reúne em si vários saberes, os quais integra com o conhecimento de seus colegas de trabalho. Além disso, os mais experientes contam com know-how provenientes de diferentes cases. Isso é, basicamente, o que o diferencia de um social media amador.

Deixe por favor seu comentário

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


error: