Fazendo o monitoramento de redes sociais

Fazendo o monitoramento de redes sociais

Que a presença das empresas e marcas é fundamental nas redes sociais hoje não é novidade. Seja Facebook, Twitter, Orkut, Youtube, é importante aparecer e lançar campanhas no local onde a maioria do público da internet se reúne e é exatamente nas redes sociais. As empresas passam informações de produtos e chamam atenção através de campanhas neste canal, e por fim conseguem atrair mais clientes e conseguir mais prestigio.

Não basta criar um perfil no Facebook, é importante monitorar o público, tudo que é falado e compartilhado e também sempre monitorar como andam as campanhas lançadas nas redes. Seja nas pequenas ou grandes empresas o monitoramento precisa ser feito pela equipe que cuida desde o planejamento até a execução nas redes sociais, o monitoramento é feito através de programas específicos para isso. Já existem os gratuitos e os pagos, basta a empresa escolher qual o melhor para ela.

Programas para monitorar redes sociais

Ao iniciar, as ferramentas gratuitas de monitoramento são ideais para quem está começando neste setor. Na lista dos melhores estão Alertas do Google; Seekr Alert, Search, Medi.as; Hootsuite; E.Life Buzzmonitor.

O Alertas do Google envia notificações por e-mail mostrando as novidades, ou seja, o que vem acontecendo no blog, Youtube e Google+, que são redes sociais e ferramentas da empresa. Pode ser encontrado no www.google.com.br/alerts. Seekr Alert, Search, Medi.as é uma ferramenta que busca postagens feitas no Twitter, Facebook, Youtube, blogs e Slideshare, enviando notificações por e-mail. Ele também encurta URL, conta quantos cliques foram dados, e agenda a publicações para Twitter e Facebook. Pode ser encontrado no www.seekr.com.br.

Hootsuite é uma ferramenta eficiente, ele pode monitorar até cinco redes sociais, agenda publicações para elas, e emite um relatório básico de análise de tudo que acontece no seu perfil. Encontrado no www.hootsuite.com. O E.Life Buzzmonitor monitora até 500 posts do Facebook, Twitter e blogs. Encontrado no www.Elife.com.br.

Os programas pagos são mais indicados para as empresas que já tem mais experiência. Na lista dos mais usados estão Hootsuite, Scup, E.Life Buzzmonitor, Airstrip, Seekr Monitor, como pode ser visto algumas ferramentas tem versão gratuita e paga. O Hootsuite monitora número ilimitado de redes sociais, agenda publicações e gera relatório, o custo inicial é de 9 dólares por mês.

O Scup (www.scup.com) investiga o desempenho da marca em 17 redes sociais e gera relatórios de análise. O custo mensal inicial é 200 reais por mês. E.Life Buzzmonitor captura mensagens em tempo real e rastreia até 2.500 posts no facebook, twitter e blogs, custa a partir de 499 reais por mês. Airstrip (www.r18.com.br), analisa até 8 redes sociais e gera análises delas, o custa a partir de R$ 990,00 por mês. A versão paga do Seekr Monitor pode buscar dados de até 7.500 postagens em 30 redes sociais diferentes e chega gerar até 4 mil tipos de relatórios. O custo é a partir de R$ 600,00 por mês.

Deixe por favor seu comentário

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


error: