Como criar um site?

Como criar um site?

Passo a passo do planejamento ao primeiro acesso e além

Como criar um site” ainda é a dúvida de milhares de brasileiros, muitos dos quais pretendem divulgar um negócio, ter uma loja virtual ou simplesmente propagar uma ideia. Se você é um destes brasileiros, aqui vai um passo a passo que poderá seguir sozinho ou com o auxílio dos profissionais de uma agência de Marketing Digital:


1. Planejamento: um site não é só um site. Ele é a interface online de todo um negócio. Por isso, para planejar um site, primeiro você precisa pensar ou repensar a sua empresa, o que poderá ser feito por meio de ferramentas como o Plano de Negócios ou BMC Canvas, entre outras, disponíveis no site do Movimento Empreenda;

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2. Rascunho: o planejamento citado anteriormente prepara a sua mente para a produção de um esboço do site. Os números, o conteúdo e as idéias surgidas durante a fase de planejamento agora passarão a ganhar um esqueleto. Para criar este esqueleto/rascunho que conterá os menus e botões, use um aplicativo do tipo espinha de peixe (Diagrama de Ishikawa) como o Simple Mind.

3. Layout:uma vez com o esboço pronto, crie um wireframe, o que poderá ser feito com caneta e papel ou por meio de recursos como o Cacoo, MockFlow ou semelhante. O wireframe é a base para a criação do layout, ou seja, o desenho final do site. Para tanto, use o Photoshop, Fireworks ou equivalente.Tanto a produção do wireframe como a do layout requer noções de design, usabilidade e acessibilidade, além dos dados levantados no planejamento e no rascunho;

4. Programação: é possível desenvolver toda a programação de um site a partir do zero por meio de linguagens PHP, CSS e HTML5, entre outras, ou usar plataformas como o Joomla ou WordPress, que geram códigos de fácil indexação aos buscadores e facilitam o gerenciamento;

5. Conteúdo: os redatores profissionais especializados em SEO usam ferramentas de palavras-chave como a ubersuggest e a KeywordPlanner para encontrar os termos relativos ao negócio/empresa em questão mais procurados em motores de buscas como o do Google. Estes termos são inseridos nos textos que, uma vez publicados, serão encontrados pelos internautas. Os textos também podem conter técnicas de persuasão e Neuromarketing, que forçarão os internautas a realizarem ações como comprar, compartilhar, ler, estudar ou curtir algo, por exemplo;

6. Publicação: quando o layout, a programação e o conteúdo do site ficam prontos, os desenvolvedores publicam o site que – hospedado em um servidor como o Uolhost, Locaweb ou outro que também poderá ser particular – passa a receber as primeiras visitas, os primeiros feedbacks, as primeiras reações por parte dos usuários;

7. Divulgação: é o emprego de ferramentas como o Facebook Ads, SEO, links patrocinados e outros recursos do Marketing Digital, além de assessoria de imprensa e publicidade via rádio, TV e mídias impressas para aumentar o número de visitantes ao site;

8. Análise: as interações, as frequências, as rejeições, as variantes de idade, sexo e local dos usuários, entre outras, podem ser monitoradas por aplicativos que geram relatórios de Marketing Digital. Este acompanhamento é feito minuto a minuto, 24 horas por dia, 7 dias por semana, mês a mês, ano a ano, o que permite criar uma inteligência de vendas para produtos, serviços, ideias ou o que quer que seja que você estiver tentando comercializar ou transmitir.

Para finalizar, é preciso saber interpretar os dados dos relatórios e criar as modificações adequadas no site a fim de produzir resultados melhores. Trata-se da fase de otimização. Toda esta epopeia que vai desde “como criar um site” até a sua otimização é realizada mais adequadamente e rapidamente por profissionais de uma agência de Marketing Digital. Quer ver mais informações sobre criação de site?

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