Veja aqui tudo como funciona um Plano de Marketing Digital
Não é por acaso que algumas empresas atingem o sucesso através de campanhas de marketing digital. Este resultado é o fruto de um trabalho árduo, que envolve uma série de etapas, como pesquisa, planejamento e execução da campanha.
Para centralizar, organizar e planejar todas as ferramentas, estratégias, táticas e processos que farão parte de cada fase de uma campanha de comunicação virtual, existe um documento geralmente chamado de Plano de Marketing Digital.
Mas, você sabe o que é Plano de Marketing Digital? Você conhece a importância de um ou sabe como montá-lo ao modo que possa trazer mais benefícios para a sua campanha? Tudo isso e muito mais é o que abordaremos a seguir.
O que é Plano de Marketing Digital?
Basicamente, plano de marketing digital é um documento que consiste no planejamento de tudo o que irá compor a campanha de comunicação virtual da sua empresa.
É neste documento que serão expostas todas as formas com as quais você pretende atingir os seus objetivos de marketing digital. Por exemplo, como vai fazer para inserir a sua marca nas redes sociais, como serão realizadas as campanhas de e-mail marketing, como atrair mais clientes para a sua empresa, entre tantas outras estratégias que podem ser planejadas e detalhadas em um plano de marketing digital.
As Etapas de um Plano de Marketing Digital
De forma simplificada, duas etapas distintas compõem um planejamento, seja apenas de marketing ou de marketing digital. São elas:
– Pesquisa/ coleta de informações;
Planejamento da campanha.
A primeira etapa divide-se em obter informações acerca de seu mercado, como clientes, prospects e concorrência, além de sistematizar todas as informações sobre a divulgação da sua marca na internet.
Já a segunda etapa corresponde à apresentação de todas as estratégias, ferramentas, técnicas, instrumentos e processos que farão com que você atinja determinados objetivos de comunicação através da campanha de marketing digital.
Como montar um plano de marketing digital
Inseridos nestas duas grandes etapas, apresenta-se um roteiro pré-estabelecido que varia em conformidade com as necessidades de cada campanha. Desta forma, apresenta-se a seguir de forma sucinta algumas informações que não podem deixar de constar em um bom plano de marketing digital:
Apresentação: Por ser um documento que relata todo o planejamento de uma campanha, a primeira etapa consiste na apresentação e justificativa de sua realização. Aqui são inseridos os objetivos, divididos em geral e específicos, além de ser apresentado brevemente o que se espera e o porquê de se realizar o plano de marketing digital.
Análise de Macroambiente: Compondo a primeira parte da pesquisa que vai apresentar informações acerca de seu mercado, a fim de que possam ser planejadas as melhores estratégias para atingir determinados objetivos, a análise de macroambiente digital diz respeito à obtenção do máximo de informações possíveis sobre os seus consumidores (clientes e prospects), além de um estudo detalhado de como os seus principais concorrentes vêm se comportando e se apresentando na internet.
Análise de Microambiente: Nesta etapa, são apresentadas as informações sobre a sua empresa. Ao contrário de um planejamento de marketing tradicional, no plano de marketing digital não é necessário expor informações sobre histórico da empresa, colaboradores, mix de marketing e etc. Em um planejamento para campanha de comunicação virtual, considera-se microambiente tudo aquilo que a sua empresa já fez para se divulgar na internet, ou seja, se ela já conta com um site, se já realizou campanhas de comunicação virtual anteriores, se está nas redes sociais e todas as informações sobre como ela vem trabalhando no ambiente virtual.
Planejamento das Ferramentas de Marketing Digital: Depois que todas as informações estiverem coletadas, inicia-se a fase de planejamento. Nesta parte, é primordial que pessoas criativas e especialistas em marketing digital estejam envolvidas, ao modo em que possam apresentar as melhores soluções para a sua empresa atingir os objetivos propostos na primeira etapa do planejamento. Aqui, devem ser listadas todas as ferramentas que deverão ser utilizadas pela campanha, por exemplo, hotsite, perfis em redes sociais, e-mail marketing, Google AdWords, trabalho com SEO e etc.
Planejamento das Estratégias: Além de definir as estratégias de utilização para cada uma das ferramentas escolhidas anteriormente, nesta etapa do plano de marketing digital deve constar o “como”, ou seja, a operacionalização de cada uma das ferramentas. Enquanto a etapa anterior abordava quais seriam as ferramentas, esta etapa diz respeito ao planejamento de como cada uma delas será executada. Aqui, também deve ser apresentado um cronograma da campanha, envolvendo todas as fases e datas para cada uma das formas de divulgação virtual escolhidas pela sua marca.
Um Plano de Marketing Digital Eficaz
Com tudo o que apresentamos, acredita-se que tenha ficado mais fácil de que você consiga entender como funciona, o que é e para que serve um plano de marketing digital. Desta forma, o documento deve ser todo planejado para atingir os objetivos comunicacionais da sua empresa e, portanto, o mais recomendado é estar cercado pelos melhores profissionais, a fim de que você consiga atingir ou até mesmo superar os resultados esperados para sua campanha de marketing digital.
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