Marketing Politico Digital nas Campanhas Eleitorais

Marketing Politico Digital nas Campanhas Eleitorais

Primeiramente gostaríamos de falar que a nossa agência de marketing digital Geração Interativa não toma posição partidária, tentamos ser o mais imparcial possível. Só vamos ressaltar alguns pontos positivos e negativos das eleições desse ano de 2014. 

As eleições de 2014 já ficaram marcadas na história como a maior eleição de todos os tempos. E passado o dia da eleição no ultimo domingo (5), governadores, senadores e deputados foram eleitos. Mas o que está em destaque no momento é o 2° turno para o posto de Presidente do país e esse duelo fica por conta da Presidente Dilma Roussef concorrendo à reeleição pelo PT teve mais de 43 milhões de votos em todo Brasil, e Aécio Nevesconcorrendo pela primeira vez ao cargo pelo PSDB conquistando mais de 34 milhões de votos por todo Brasil no 1° turno. Em debates promovidos pelos veículos de comunicação já rendeu no 1° turno momentos marcantes entre esses dois candidatos. O que promete ser um duelo de vida ou morte entre os dois candidatos no 2° turno.

 

Os dois partidos PT e PSDB estão se reforçando e buscando alianças com outros partidos com a intenção de conquistar o voto do eleitor que escolheu um 3° candidato como foi o caso da candidata Marina Silva que obteve um pouco mais de 22 milhões de votos em todo Brasil. Os dois partidos PSDB e PT foram buscar recursos também na internet, com o intuito de atingir o jovem que está presente nasredes sociais.

E sabemos que hoje podemos achar o que quisermos através da internet, e cada vez mais os partidos eleitorais estão integrando a internet como parte da estratégia da campanha do candidato procurando atingir o eleitor também através das redes sociais seja para divulgar as campanhas ou compromissos do candidato. Mas não foi só para isso que usaram as redes sociais.

 

Alguns candidatos usaram as redes sociais para atacar seus concorrentes diretos para tentar desestabilizar e apontar para a população o que o candidato fez de errado. Bom, isso são intrigas da oposição. Mas algo importante que vimos nessas eleições e vale ser ressaltado foi o uso da internet para partidos e candidatos fora da polarização partidária entre PT e PSDB.

Como foi o caso da Luciana Genro candidata pelo PSOL e Eduardo Jorgecandidato pelo PV. Eles souberam explorar muito bem o que a internet tem a oferecer. Genro divulgou a sua proposta de campanha a todo o momento que aparecia em algum site ou blog da internet. Por outro lado Jorge usou as redes sociais para mostrar a sua proposta usando de carisma e bom humor.

A tendência é que as redes sociais e suas ferramentas continuem cada vez mais presentes em nosso dia a dia e que a cada eleição essas ferramentas sejam usadas em estratégias de marketing para campanhas eleitorais. Que venham dias melhores para todos nós brasileiros. E que façamos nossos ideais valerem a pena.

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