Planejamento de Marketing Digital 2019
Olá feliz 2019! Elaborar um plano de marketing digital é simples. Mas como fazer um bom planejamento de marketing digital? Ou melhor o que é um plano estratégico de marketing? Essas e outras dúvidas referente ao seu planejamento de marketing digital para 2019 eu pretendo responder nesse artigo. Para isso tomei como base todos os casos de sucesso que tivemos em 2018/2019 e juntei com as notícias sobre novas ferramentas que tem revolucionado o jeito de fazer marketing na internet.
Se eu pudesse resumir tudo em 1 linha eu diria que planejamento de marketing Digital é:
“MENSURAR, MENSURAR e MENSURAR depois investir no que dá resultado”, simples.. não?
O mais difícil é saber o que dá resultado e para isso é necessário que você “prove” de canais de tráfego diferentes.
Guia de Planejamento de Marketing Digital 2019
- Planejamento-de-marketing-digital-2019
- Template-plano-de-marketing
- Plano-anual-de-marketing-digital
- Planilha-de-planejamento-de-mídias-digitais
- Quanto-custa-um-plano-de-marketing-digital
- Planejamento-de-marketing-digital-pdf
Se você é estudante e está procurando um planejamento de marketing digital para o seu TCC esse texto não é para você. Ele pode te ajudar a esclarecer o que acontece no mercado e como as empresas estão ganhando dinheiro na internet. Mas o planejamento que o seu professor quer é outro. Mas calma ai, não vá embora triste te recomendo o planejamento de marketing digital do Sebrae (PDF – Sebrae) que é voltado para um projeto acadêmico. O planejamento abaixo é para quem quer ganhar DINHEIRO e infelizmente quando ensinam na Facul o mercado já está aplicando outra técnica. Principalmente por que para ser ensinado na faculdade precisa de muita validação e as vezes aprovação do MEC.
Se você vende serviços ou produtos na internet esse texto é para você! Sim meu amigo! Chegou sua vez de ganhar conhecimento e transformar seu 2019, pois somente EXECUTANDO essas estratégias você terá resultado. E tenho certeza que você quer atingir seus objetivos mais cedo nesse ano. Para isso seguir um template ou um plano de marketing digital que se comprovou eficaz é excelente para você. Mas uma notícia realista e nada agradável é que nem todas empresas se enquadram no mesmo plano pronto de marketing digital. Pois cada uma forma de se comunicar na internet e EMPRESAS DO MESMO NICHO costumam utilizar estratégias similares. Pois nem sempre tudo que dá certo para uma dá certo para outra. Então vou começar falando sobre os planos prontos.
Template Plano de Marketing 2019
Lembra que comentei sobre o plano de marketing digital Sebrae ali acima no parágrafo anterior? E também expliquei que o plano de marketing digital pronto não é válido pois cada empresa está em uma fase na internet e isso podemos ver através de análises de domínio, redes sociais, etc.
Mas se você não está contente e quer um plano pronto para 2019 eu criei alguns pacotes de atendimento dentro de um documento maior “planejamento-de-marketing-digital.pdf” e vou disponibilizar o link para você. Para um bom planejamento anual de marketing é necessário que você tenha ideia do custo do plano de mídia. Quanto vai em cada coisa e isso vai variar do custo por click de cada ferramenta. Pois para vender você precisa de tráfego e conversão.
O planejamento é:
- Aumentar o Tráfego
- Reduzir o custo por click (acessos)
- Pausa para Mensurar
- Melhorar as conversões e o valor agregado ao seu conteúdo.
As ferramentas que vamos utilizar são:
- Google Ads
- Para criar campanhas de Pesquisa
- Para criar campanhas de Remarketing (display)
- Para criar campanhas de Google Shopping
- Para criar campanhas de Chamadas
- Para criar campanhas de Youtube (estou fazendo uma de Feliz ano novo, vc já viu rodando por ai?)
- Facebook Ads
- Para criar campanhas de Feed
- Para criar campanhas de conversão (aqui ta a JOGADA GALERA se atenta nisso)
- Para criar campanhas no Instagram. (Sim a gente gerencia no Face as campanhas do Insta)
- SEO
- Criação de conteúdo (Vou explicar a importância de conteúdo já já)
- LINK BUILD (Guest Post, PBNs, Onde comprar Link Build)
- SEO LOCAL
Viu que não dá simplesmente para te dar um planejamento de marketing digital para 2019 pronto? É como se eu te desse um peixe e eu nem sei que peixe to dando. Vou te ensinar a pescar! Igual meu pai fez comigo. Vou te tratar com o mesmo carinho por que torço pelo seu sucesso!! É Nois. Então: Lembra do documento que criei? o PDF? Vou explicar bem sobre SEO, Facebook Ads e Google Ads. Assim você vai saber a estrategia e como executar algo que tem gerado resultado atualmente.
Planejamento Anual de Marketing Digital
Ainda da tempo de você criar o seu planejamento anual de marketing. Embora eu recomende criar METAS ANUAIS e o PLANEJAMENTO ser TRIMESTRAL. Pois a cada mês surge uma ou outra ferramenta nova que pode auxiliar muito o seu planejamento digital e caso você deixe tudo riscado e o orçamento já separado para tudo. Você pode ficar de fora de surfar na crista da onda com a galera que está fazendo dinheiro.Você precisa agir no tempo certo. Então vamos lá o que faz sucesso em 2019?
- SEO (tráfego grátis)
- Google Ads (tráfego pago)
- Facebook Ads (tráfego pago)
- Automação de Instagram (robô)
- Manychat (robô)
- LeadLovers (automação)
- RD Station (automação)
- Bitrix (automação)
- LINKs são o fator principal do SEO externo que vai contar até 2020 (data que invadiremos a terra rsrs)
- WEBINARIOS (como faço um webinário) {esse aqui tem feito muito $$}
- Youtube (tráfego, lista de usuários)
- Hotjar (análise de tráfego)
- Taboola / OutBrain (tráfego pago acima de r$10 mil)
AGORA VAMOS LÁ, dessa lista acima:
DA LISTA ACIMA VOCÊ VIU QUE SURGIU UM MONTE DE AUTOMAÇÃO QUE TEM OFERECIDO UM CONTROLE MAIOR NA QUALIFICAÇÃO DO LEAD.
O que isso quer dizer:
- Em 2019 estamos mais preocupados com a qualificação do nossos clientes.
- Em aumentar as chances de venda que explorar novas fontes de tráfego.
- A fonte de tráfego com maior índice de conversão é Webinar.
- Existem varias ferramentas de automação pois é facil ter LEAD
- Tá, mas como que é fácil ter leads? (lembra que falei sobre Facebook Ads e campanhas de compra de leads?)
Fique tranquilo que vou chegar nas campanhas de Facebook Ads.
Planilha de Planejamento de Mídias Digitais
Eu não citei acima pois queria deixar uma parte inteira para falar sobre exemplos de planejamento de mídias sociais. Planejamento de postagem no Intagram e o que eu gostaria é que você abrisse uma tabela do excel ou fizesse um quadro de atividades marcando os dias da semana. Como antigamente para listar o que você ia estudar na escola. Segunda, Terça, Quarta, ….
Nós usamos o Trello que é uma forma de você criar esse quadro pelo computador e organizar ainda melhor o que será publicado. Além disso você pode compartilhar esse quadro de tarefas comigo e eu posso te auxiliar ainda mais.
Criei um quadro de exemplo pra você no Trello:
https://trello.com/planejamentodemarketingdigital2019
Tenho certeza que se você não usa essa ferramenta vai passar a usar.
- Template de planejamento e gestão no Trello
- Planilha de postagens no Instagram (planejamento social media)
- Planejamento Trimestral (pega de EXEMPLO e faz um novo)
Quanto custa um plano de marketing digital?
Pelo menos R$1.300 você irá precisar para investir. Pois a maioria das agências de marketing digital cobram em torno de 30% do valor investido ou alguma taxa fixa de R$500,00. Você pode fazer você mesmo caso tenha algum conhecimento com o Google Ads ou Facebook Ads.
Sei que qualquer um sem muito conhecimento pode ter resultado, pois nossos clientes normalmente já fizeram algum teste criando alguma campanha de Facebook ads ou Google ads e tiveram um retorno baixo. Estão contratando alguém pois esperam um retorno ainda maior. Caso esse seja seu caso melhorar os resultados, vou te ensinar em um pdf pois vou poder falar mais que aqui no texto e vou intitular: planejamento-de-marketing-digital-2019.pdf ok?
Para dar um belo de um adianto para quem não quer baixar nada e só quer ver quanto gastaria com o marketing digital. Saiba que tudo depende do nível de marketing digital que sua empresa está hoje e onde você quer chegar. Para isso analisarmos os concorrentes e criamos um planejamento com a expectativa de ultrapassar eles sejam na quantidade de links, leads, acessos, etc.
Em média você irá investir: R$4.000,00. O valor médio para começar bem 2019 com marketing digital é entre R$3.000,00 e R$5.000,00 pois você poderá comprar além de acessos; SEO Local, SEO Externo, Criação de conteúdo, Criação de páginas de captura, Blogs, Ferramentas. Com esse valor você consegue comprar além de acessos via anúncios uma qualidade de atendimento melhor. Lembra que sugeri usar R$1.300 pelo menos em anúncios? Passando desse valor, invista na criação de uma página de captura ou em monitoramento, SEO, blogs e criação de conteúdo moderadamente.
Digo moderadamente pois ficar criando conteúdo não é um fator tão decisivo quanto conseguir links apontando para esse conteúdo ; ) Veja que nosso ultimo artigo é de 2017 e ainda sim nos mantemos na primeira página e não somos reféns do conteúdo. Pois sei que muita gente fica refém dos blogs, achando que tem que criar conteúdo o tempo todo e simplesmente não ranqueia nenhum conteúdo. =D É triste mas eu to sorrindo, afinal vou te explicar também em algum momento como posicionar bem seu artigo.
Quando você estiver investindo acima de R$25.000,00 ai me procura! Brincadeira! Me procura antes, por que nós somos especialistas em fazer você aumentar seus investimentos. Esse método se CHAMA ESCALA. “Assim que determinamos o valor do custo do acesso e o custo da conversão, conseguimos medir o retorno de investimento sobre essa campanha. exemplo: Investimos R$1.300,00 e faturamos X menos os gastos. Depois que temos isso em mãos ESCALAMOS o que dá mais resultado”.
Lembra que comentei que os principais métodos de compra de tráfego são Google e Facebook Ads?
Então se você investe R$1.000,00 ao mês na verdade ao dia você está investindo R$33,33 ao dia.
Conta:
Dinheiro = R$1.000,00
Dias do mês = 30.
Valor do dia = R$33,33 (1.000/30)
Custo da palava chave = ??? (onde olhar isso? No PDF!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)
Notas:
*Se o custo da palavra chave do seu NICHO é muito alto. Acima de R$2,00 então veja que R$33,00 ao dia não trará bons resultados. Pois você terá uma média de 16 clicks ao dia. O que é pouco para realizar uma venda. A chave é tráfego barato. A fonte mais barata é o SEO. Pois você contrata uma agência para se ranquear ou trabalha seus artigos de blog para aparecerem no Google.
*No Facebook o custo do click é menor, mas a conversão também!
*Campanhas de Facebook destinadas à conversão com Canva e Formulário tem o valor médio de R$2,00 o LEAD (email ou pessoa inscrita) que é bem melhor que pagar R$2,00 o CLICK.
*Mesmo o click sendo caro vale a pena pagar se o seu PRODUTO ou SERVIÇO tem um ticket alto ou superior ao click.
Planejamento-de-marketing-digital-pdf
Finalmente… pra você que não aguentava mais esse cara que não para de escrever e nada do PDF de Planejamento de marketing digital, chegou sua hora também. Aqui tem hora pra todo mundo! Antes de tudo, isso é uma técnica de SEO. Estou alongando o artigo e dividindo em subtemas relacionadas ao planejamento de marketing digital para 2019. Tanto que irei um PDF pois existe um grande volume de buscas sobre isso. E fica chato de MAISSSS um texto gigantão né. Mas sei que muita gente lê e eu agradeço imensamente. Por isso coloco dicas em sublinhas e rabisco soluções pois fico realmente feliz quando ajudo alguém a ter sucesso.
Download do PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL 2019 PDF
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