Como gerenciar a crise da minha empresa?

Como gerenciar a crise da minha empresa?

Com esta era digital não podemos ficar parados, com as Mídias sociais temos pleno conhecimento de vários assuntos em um curto espaço de tempo, mas como ela ajuda muito bem quem sabe usar, imagine quando não sabemos usá-la? Ou quando somos vitimas de pessoas maliciosas?

A nossa imagem pode ir por água baixo, com a expansão delas as empresas optaram por disseminar sua imagem pelas redes e neste caso todo o cuidado é pouco, como exemplo recentemente com os escândalos da Bebida de Soja Ades, suas mídias explodiram com tantas informações e comentários extremante negativos, e como estamos falando de Mídias Sociais tudo é pulverizado de forma relâmpago. Mas, será que existe uma forma de limpar a imagem seja nossa ou de uma empresa?

De acordo com Mariela Castro (diretora da consultoria Communication Advisors) existem sete passos que podemos dar em uma crise como estas. E estes passos são bem simples, observem:

1. Defina o problema – sem ter clareza sobre o que exatamente está acontecendo e qual é o real problema, não dá para saber como enfrentar;

2. Reúna informações relevantes – vá atrás dos fatos, descarte os boatos, converse com quem é diretamente responsável, avalie a dimensão do problema, entenda o que aconteceu e o que poderá ser feito;

3. Centralize a comunicação – nada pior do que informações desencontradas sendo passadas por diferente porta vozes;

4. Comunique-se logo e com frequência – o silêncio pode parecer descaso, tanto para o público interno quanto o externo, por isso alimente-o com informações ou, no mínimo, a certeza de que alguma coisa está sendo feita;

5. Pense com a cabeça dos jornalistas – o que eles querem como informação, atitude, ação?;

6. Fale diretamente com os afetados – mostre genuína preocupação com os envolvidos: ouça suas queixas, esclareça suas dúvidas, diga-lhes o que está sendo feito para resolver o problema e que providências serão tomadas para que não volte a ocorrer;

7. Mantenha a rotina de trabalho – a empresa não deve parar enquanto se gerencia uma crise, pois a normalidade traz estabilidade e segurança.

Podemos usar estas dicas para muitas situações desde os particulares até as profissionais, espero que tenham gostado e até a próxima!

Deixe por favor seu comentário

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


error: