Previsões para o marketing digital

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Previsões para o marketing digital

Todos perguntam qual as tendências para o marketing digital, em 2012. Tendo como base o último ano, investimentos em marketing digital e outros fatores, há como apontar quais as possíveis alterações nessa área.

Primeiramente, o que era chamado de social media marketing será obrigatório em empresas, além de englobar o marketing integralmente. Da mesma forma como já ocorre com e-mail marketing e táticas de SEO, as redes sociais serão consolidados na raíz do planejamento de qualquer empresa.

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Outro fato é que as empresas já estão realizando um diálogo com seu consumidor (reclamações, elogios, o chamado SAC) por meio das redes sociais. Isso só deve ser potencializado em 2012. Além de solucionar problemas, também servirá de plataforma para sugestões e aprimorar o diálogo com o cliente.

Além disso, as redes sociais vão potencializar as vendas de maneira agressiva. Elas se tornarão a principal tática de mapeamento do mercado pelo consumidor, antes que o mesmo realize a compra. Até o momento, o Google ainda é o centro de pesquisas por qualidade de produto (o que deve mudar).

Cada vez mais, os gastos com marketing digital aumentam, além de uma maior utilização dos anúncios pagos. Isso irá tornar-se tendência, sem dúvida alguma. A briga será feroz pelos primeiros lugares, por exemplo, de anúncios patrocinados no google, ou até mesmo links patrocinados.

Outra via de regra, que, desde o capitalismo feroz, até os dias de hoje, está presente na ideia: você é o que você compra. Sendo assim, cada vez mais as empresas investirão na compra de opinião. Moeda de troca, a opinião do internauta vale muito, pois é ele quem pode potencializar ou encalhar suas vendas, pois um viral, hoje em dia, é uma grande ameaça (ou uma ótima oportunidade, depende se positivo ou negativo).

Por fim, o uso do vídeo (Youtube) irá explodir no Brasil. Com acesso à banda larga, e aumento no uso de mobiles, os vídeos, como ferramenta de marketing digital, serão o principal dispositivo de disparo de campanhas, geração de conteúdo de qualidade, além de convencer o consumidor a comprar determinado produto.

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