O poder da Assessoria de Imprensa vinculada ao Marketing Digital

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O poder da Assessoria de Imprensa vinculada ao Marketing Digital

Entenda as diferenças entre um serviço e outro e perceba como a integração de ambos pode aumentar as suas vendas

Apesar de ser realizada por pessoas formadas em Jornalismo, a Assessoria de Imprensa não é Jornalismo. Aliás, ela também não é Marketing Digital. Do que se trata, então?

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Trata-se de um “serviço prestado a instituições públicas e privadas, que se concentra no envio frequente de informações jornalísticas, dessas organizações, para os veículos de comunicação em geral. Esses veículos são os jornais diários, revistas semanais, revistas mensais, revistas especializadas, emissoras de rádio, agências de notícias, sites, portais de notícias e emissoras de tevê”, nos dá a conhecer o “Manual de Assessoria de Comunicação”da Federação Nacional dos Jornalistas.

O Marketing Digital, por sua vez, engloba as principais técnicas do Marketing tradicional, só que aplicadas na internet. Isso inclui “(…) o conhecimento do público alvo, da estratégia da marca, do planejamento estratégico da empresa e da cultura organizacional onde será implantado”, escreve o autor de “A bíblia do Marketing Digital”, Cláudio Torres, em seu site.

Benefícios da Assessoria de Imprensa

  • Sua empresa e seus produtos viram notícia em revistas, jornais e outras publicações de grande credibilidade e de alcance nacional e internacional;
  • Com a credibilidade repassada dos grandes veículos de comunicação e também dos pequenos, você, a sua empresa e os seus produtos serão mais bem vistos e bem-vindos à sociedade, aos investidores e consumidores;
  • Você e/ou a sua empresa podem se transformar em uma fonte oficial para determinados veículos de comunicação, cujos jornalistas sempre pedirão a sua opinião para expor nas matérias, o que aumentará o valor da sua marca.

Vantagens do Marketing Digital

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  • Ações com links patrocinados, otimização SEO e e-mails marketings, por exemplo, podem ser focalizadas em faixas etárias, regiões, tipos de personalidade, estilos de vida, comportamentos e outras inúmeras características, o que melhora a conversão de acessos (a um site) em vendas, de visitantes em consumidores;
  • Possibilidade de criar um funil de vendas capaz de transformar um internauta comum em amigo/freguês e vender para ele o resto da vida. “Se todas as condições forem iguais, as pessoas vão querer fazer negócio com os amigos. E se as condições não forem tão iguais, elas ainda vão querer fazer negócio com os amigos”, escreve Jeffrey Gitomer em “A bíblia de vendas”;
  • Maior agilidade, capacidade de análise/mensuração e melhor custo/benefício em relação à divulgação por meio de mídias tradicionais como jornais e revistas impressos, rádios e canais de televisão.

Entre as principais diferenças dos serviços de Assessoria de Imprensa e Marketing Digital estão os fatos de que o primeiro é controlado pela imprensa, seus releases precisam ter alto impacto para virarem notícia, mas quando viram, carregam consigo a credibilidade do veículo de comunicação; enquanto o segundo é controlado pelos profissionais de uma agência de Marketing Digital, seu conteúdo deve se encaixar como uma luva nos desejos de cada consumidor e conta com mais facilidade para mensuração de resultados e modificação das campanhas.

Em geral, a Assessoria de Imprensa tem potencial para propagar notícias boca a boca, link a link e, assim, reforçar a otimização SEO e o Marketing nas redes sociais, o que, consequentemente, aumenta a exposição da empresa, dos produtos e as vendas.

Para finalizar, já que estamos falando sobre conversão (em vendas) e citamos 2 bíblias diferentes neste artigo, não custa nada pedir um amém. Amém?

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