Planejamento de Marketing Digital 2016

Planejamento de marketing Digital 2016
Planejamento de Marketing Digital 2016

Veja essa matéria com ótimas dicas de ações de marketing digital para 2016. Listamos os principais meios de gerar acesso de qualidade entre eles o Facebook Ads, Google Adwords, SEO, OLX, Mercado Livre, Google Shopping. Entenda mais dessas e outras estratégias gratuitamente. Muita gente não quer nem ouvir falar de planejamento de marketing em 2016.

Ano de crise, recessão da economia, dólar nas alturas, governo instável. Mas será que se houvesse um planejamento melhor do Brasil estaríamos na mesma situação? Como nossa especialidade é marketing digital, e não política, preparamos algumas dicas para quem quer investir na internet em 2016.

Para vender na internet não é preciso muito, basicamente você precisa de um site e de acessos qualificados. Os acessos podem vir pela busca orgânica (pesquisa no Google), redes sociais, links patrocinados, agregadores, sites de venda, etc. Existem muitas formas de atrair um ótimo trafego com um ótimo custo, vou separar tópico a tópico para você.

Como começar o planejamento de marketing digital?

ESTRUTURA:

Muita gente me pergunta por onde começar o planejamento de marketing digital, e eu costumo dizer.. “se for construir uma casa comece da estrutura. Se vai anunciar no Google e precisa de índice de qualidade, melhore a estrutura do seu site para baixar seu custo.”

Ter um site mal estruturado e sem SEO ou otimização é fatal para qualquer negócio online, seu site precisa estar bem posicionado no Google sem pagar anúncios. Pois além de manter um índice de qualidade alto, vai te garantir acessos e possivelmente orçamentos gratuitos sem a utilização de anúncios.

LAYOUT:

Não dá para falar de planejamento de marketing digital com um site mais ou menos ou uma loja virtual sem atrativos e diferenciais para seus clientes. Você já deve ter percebido que é muito comum os sites trabalharem no formato de landing page (página de captura), aquela página com formulário de envio na mesma página, altamente persuasiva com um bônus no final.

Esse modelo começou a ser usado no final de 2014 depois disso parece que a formula deu certo e muitas agências de marketing digital começaram a dar mais ênfase nas suas páginas de captura com formulários integrados e chats online.

É importante usar três parágrafos para falar de layout, pois é o mais importante para que haja a conversão. Não adianta ter acessos se o layout não é mais interessante que o do seu concorrente. Se a experiência de compra do seu concorrente for melhor que a sua, não tem motivo para o cliente comprar em outra loja.

DINHEIRO:

Veja que dei uma baita introdução antes de falar de dinheiro. Isso porque: layout atraente, funcionalidade e SEO são primordiais antes de falar em investir na internet. Sem isso é gastar dinheiro na internet, pois seus clicks serão mais caros e sua conversão será mais baixa, prejudicando sua campanha.

“Planejamento é coisa que envolve tempo”, você já deve ter ouvido isso, na internet não é diferente. Ter R$21.000 mil reais disponíveis para investir em marketing digital, significa que ou você vai dividir isso durante seis meses e terá R$3.500,00 ao mês para distribuir essa verba. Ou você vai investir R$1.750,00 durante doze meses. Realmente depende de quanto o seu financeiro irá liberar e o mais importante o quanto você não irá se apertar. Veja que é um investimento, e quanto mais investir, mais clicks e chances de possíveis compradores você irá ter.

É muito importante frisar essa parte de “não se apertar” durante o planejamento de marketing digital. O histórico é muito importante para reduzir o custo das suas campanhas. Construir uma presença online leva um tempo. Tanto no Google Adwords quanto no Facebook Ads as campanhas com maior tempo de permanência sempre possuem o menor índice de custo e maior índice de retorno de investimento, isso por que com o histórico nós analisamos os meses anteriores e conseguimos melhorar o direcionamento das campanhas de acordo com as vendas.

****RESUMO:
Divida o valor que você deseja investir mês a mês. Seja mil, ou 10 mil ao mês, mas é importante que seja mensal, sem isso mesmo com o planejamento abaixo fica quase impossível baixar o custo do seu click e ter um retorno interessante.

agencia de marketing digital

Custo médio de ações durante o planejamento de marketing

Agora que você já sabe quanto pode investir mensalmente, é hora de você conhecer suas opções de investimento. Durante o processo do planejamento de marketing digital, você irá pagar fornecedores, prestadores de serviços e comprará clicks de sites que você já conhece.

O importante é você ter o controle do funil de acessos. Quantos usuários te mandam e-mail por qual ação que você faz. Assim fica fácil de investir e você pode calcular de acordo com os orçamentos que recebe e fecha. Nós utilizamos o Google Analytics para fazer essa mensuração de relatório. Sugiro que você instale todas as tags de monitoramento do Google Analytics.

Agência de Marketing Digital

Aqui o preço médio é muito variável, existem diversas agências de marketing digital e todas elas cobram diferenciadamente. Algumas por retorno colocando uma % em cima do que você vende, e outras por mensalidade onde você paga um “fee mensal” de X que corresponde a tantas horas de trabalho.

O custo médio da mensalidade das agências de marketing digital da primeira página da busca orgânica varia entre R$1.500,00 a R$10.000,00 o mês. Nosso Ticket médio aqui na Geração Interativa é R$2.500,00.

*temos muitos clientes que foram de outras agências e nos passam esses valores. Também acredito que os meus concorrentes devem saber quais são os custos da Geração Interativa ou da Agência SEO Brasil.

Gerenciamento de Campanhas

Em uma convenção de agências de mkt no Google Partner, perguntamos para outras agências de marketing digital qual era o método de cobrança que aplicavam, e de 30 agências, 21 cobram % do investimento, sendo 30% o mais comum e 20% o menos comum.

As agências que não cobram % de investimento têm um valor mínimo de gerenciamento por campanha. Até três campanhas X, e até 10 campanhas Y. O valor varia de agência pra agência.

Aqui nós cobramos 30% do valor de investimento. Caso o seu investimento seja superior a R$15.000,00 nós cobramos 20% do valor investido para gerenciar e criar suas campanhas.

Fornecedores e Hospedagem

O custo com Hospedagem varia entre R$15,00 ao mês e R$100,00 ao mês, sendo:

  • A de R$15.00 normalmente é hospedada no brasil, UOL, locaweb, Hostgator.
  • A de R$100,00 normalmente é para a loja virtual que necessita de estabilidade e que “não caia” devido a ataques ou peso no servidor. Costuma ser em Cloud, VPS ou Dedicado.

Aqui pode entrar também o custo do cara da arte, fotógrafo ou de outro profissional que se empenhe durante o seu planejamento de marketing digital em 2016. Coloque tudo na ponta do lápis. Ou caso você queira nós te ajudamos, envie um e-mail com seu nome e seus dados que retornamos para fazermos o planejamento de marketing digital em conjunto por telefone ou Skype.

Campanhas de marketing no Facebook

As campanhas de marketing no Facebook normalmente giram em torno ou de 3 coisas:

  1. Ganhar curtidas na sua fã page.
    *O custo aqui pode variar de R$0,01 à R$0,10. Mais que 7 centavos você está pagando muito.
  2. Direcionar acessos para o seu site.
    *Como você está mandando pessoas do Facebook para o seu site o custo é mais alto, afinal você está tirando o visitante do site do anunciante. O custo gira em torno de 1 centavo a 25 centavos o click.
  3. Remarketing
    *
    A Geração Interativa é famosa por criar campanhas de baixo custo, pois começamos trabalhando com micro empresas. Mas é impossível criar uma campanha de remarketing a um centavo o click. O custo aqui é entre R$0,50 e R$0,82.

O que podemos fazer é bugar o Face e criar uma campanha de impressões onde é cobrado só o click. Ai seu anuncio fica realmente aparecendo com custo baixo.

Veja as imagens abaixo do custo médio das campanhas que gerenciamos no Face:
resultado de campanhas (3)

resultado de campanhas*as imagens acima foram fornecidas e cedidas pelos nossos clientes para uso explicativo da Geração Interativa. Favor não fazer uso delas.

O Facebook normalmente é utilizado para traçar perfis de público alvo ou “personas” como alguns info produtores chamam. Ele é ótimo para criar uma campanha direcionada para quem a pessoa é ou quer aparentar ser na internet.

No Facebook é possível segmentar por profissão, gêneros e divisões próprias como “casais que acabaram de ter filho”, “médicos” ou “aprovados na OAB”. Com isso fica mais fácil você encontrar pessoas do que esperar que elas te encontrem, que já é mais o caso do Google Adwords.

Campanhas de marketing no Google

No Google já é mais complicado. Digo isso por que de acordo com o seu orçamento é possível criar inúmeros tipos de campanha e segmentação, que permitem um trafego intenso e qualificado para o seu site. Tudo vai depender do valor que você destinar para essa ferramenta. E por isso que complica, temos aqui diversas ferramentas de definição de público.

Lembre que como estamos falando de planejamento de marketing digital, investir no Google não é diferente. É super recomendado que a campanha seja gerenciada por no mínimo três meses até que ofereça resultados realmente assertivos e com retorno de investimento. Se você têm R$1.000,00 ao mês isso significa que você possui R$45.00/diários para investir durante 22 dias úteis. Se o click for 0,50 centavos você terá uma média de 85~95 clicks ao dia por essa campanha. Quantos clicks são necessários para você receber um orçamento?

Quanto maior o valor diário, mais você cobre o dia todo no Google, mostrando seus anúncios para mais pessoas e tendo uma exposição boa de marca. Além da segmentação inicial ainda é possível uma gestão onde você consegue reduzir o custo do click gradativamente e ter um resultado ainda melhor caso dê continuidade na campanha e não interrompa os anúncios.

As principais formas de anuncio no Google são:

Google Shopping – Oferece o maior índice de ROI, porém é o click mais caro.
Pesquisa – Visitantes que procuram o seu produto no www.google.com.br
Display – Visitantes que acessam páginas como Globo.com, R7, Youtube.
Vídeo – Campanhas direcionadas diretamente para o Youtube.
Remarketing – Custo varia de acordo com sua lista, mas gira em torno de R$300,00 a R$700,00 ao mês uma campanha. Essa é a campanha preferida de todos os nossos clientes.
Pesquisa com Display – é indicada para quem está com baixo orçamento e precisa de visibilidade e clicks.

*RESUMO: Custo médio de R$500,00 a R$1.000,00 por campanha, no mínimo ao mês. Menos que isso, vale a pena investir no Facebook devido o custo do click/valor do lance do dia.

Tendo em vista as campanhas que podemos criar, normalmente sugerimos um investimento de R$1.500,00 no Google. Sendo dividido da seguinte forma:

  • R$1.000,00 para uma campanha de 22 dias com R$45,00 o diário. (seja ela pesquisa ou shopping)
  • R$300,00 para uma campanha de remarketing.
  • R$200,00 para uma campanha de Display.

Afinal o custo da campanha de Display é muito mais baixo, chegando a uns 20 centavos. Com isso temos visibilidade, acessos bons vindo da campanha de pesquisa e o remarketing ajudando com a credibilidade.

Caso você pretenda investir R$10.000,00 ou R$20,000,00 existem diferentes tipos de campanha e você pode dividir esse valor entre os grupos de anúncio que você possui. Segmentando o ROI para cada grupo de anuncio via Google Analytics. Assim você sabe qual palavra te converte mais e fica mais fácil comprar mais acessos dessa mesma palavra.

Caso você tenha alguma duvida sobre como dividir o seu orçamento no Google Adwords, ligue para nossa agência de marketing digital e nós te ajudamos com o seu planejamento de marketing digital. Temos especialistas certificados pelo Google que vão explicar melhor o assunto.

Outros tipos de acessos qualificados

É muito importante você manter o índice de acesso no seu site independente das campanhas que gerencia no Google Adwords ou no Facebook Ads. Manter o tráfego é tão importante quanto escolher onde agregar o seu site.

Deixei uma lista pequena de sites que movimentam acessos de diferentes tipos de forma. Caso você queira uma lista mais detalhada no seu planejamento de marketing digital é só solicitar via e-mail.

Entre os principais destaco a OLX, Viva Real e o Mercado Livre.

OLX

A OLX vive criando anúncios incríveis na internet e na televisão. Por que não então aproveitar essa propaganda que eles já fazem da empresa deles e você expor seu produto lá? Muitas empresas pecam em pensar que um site de coisa “usada” também não possa vender algo novo ou até mesmo um serviço.

Normalmente usamos a OLX para vender imóveis e produtos vinculados ao site. Com isso criamos LINK em um site de grande Page Rank para o Google e ainda geramos acesso orgânico. Em alguns casos impulsionamos comprando espaços publicitários GOLD no valor de apenas R$300,00 o mês.

Veja que para quem não pode investir no Google ou quer complementar os acessos o custo é baixo e o retorno pode ser “investigável”. Não custa nada tentar uns meses e ver o resultado. Se você vende imóveis você precisa investir aqui, no Viva e no Zap =P.

VIVA REAL

O Viva é o mesmo mecanismo da OLX, porém é mais destinado aos imóveis, para investir e comprar banners com eles pelo posicionamento nos buscadores. Se buscar por “apartamento de 2 quartos” é bem comum que eles apareçam, então em vez de comprar essa palavra, anuncie em um site já bem colocado com ela. Sugiro para produtos somente, serviços apenas no mercado livre.

MERCADO LIVRE

Se você vende produtos em uma loja virtual, precisa criar uma conta no mercado livre e integrar sua loja a essa ótima ferramenta de venda. Com o mercado livre você consegue se posicionar “organicamente” e ainda aparece nos anúncios que o próprio mercado livre compra.

Um plano com eles sai em média entre R$350,00 e R$580,00, o plano Gold. Dá para ter de 1 a 10 produtos em destaque. Já anunciamos criação de website lá, investimos R$350,00 conseguimos 42 e-mails, mas não vendemos nenhum site. Pra gente não foi muito útil, mas pra você pode ser. Não custa tentar e vale a pena incluir no planejamento de marketing digital.

No Google Analytics você pode segmentar os acessos que vêm do Mercado livre, e com uma Tag de confirmação marcar quantos e-mails você recebe por esse tipo de acesso.

AGREGADORES

Na primeira página do Google existe um monte de sites de agregadores de link que é importante você dar uma olhada. É muito importante criar link build durante o processo de planejamento de marketing digital, pois muito vem do orgânico.

Aqui será necessário um trabalho de algum fornecedor ou você mesmo pode fazer. Procure os principais divulgadores de link, e divulgue todos os links que estão no seu menu principal (main menu).

Com isso você garante acessos, em dias neutros como sábado e domingo, diminuindo o gráfico do final de semana e trabalhando em constante crescente.

ANÚNCIOS EM SITES DE NOTÍCIA

Comprar banners no Terra, Estadão, Folha é realmente útil quando o banner é barato e te proporciona um grande número de acessos vindo de um site com um page rank maior que o seu. Esse anúncio é importante que seja mensal, e se possível, que seja estabelecido o link dentro do site por meio de banner ou palavra chave.

O custo varia e pode atingir R$15 mil reais no único dia de exibição. Sugiro que faça esse processo em blogs e sites de notícia do seu nicho.

YOUTUBE

Acesso do Youtube é ótimo para o se negócio. Você pode começar a desenvolver vídeos curtos e vincular eles no seu site. Além de gerar link você pode ter acessos significativos, seja por meio de campanhas pagas ou orgânicas.

Caso pretenda investir divulgando seus vídeos, saiba que o custo é relativamente baixo pelo retorno que oferecem. Muitas vezes o custo da visualização chega a três centavos. Barateando muito a campanha e o nível de propagação da sua marca.

Onde investir meu dinheiro na internet

Agora que você conhece os principais meios de investimento na internet. Seja por meio do Google, Facebook ou outros sites que vão gerar acessos de qualidade, vamos desenvolver seu planejamento de marketing digital.

Separe o seu orçamento mensalmente como foi informado anteriormente e veja quais estratégias você deseja para o seu negócio. Tudo nos primeiros meses girará em torno de acessos. Vamos ver quantos acessos de pessoas interessadas no seu produto conseguimos trazer.

Após isso, vamos ter uma ideia de funil de acesso, metrificando o número de pessoas que acessa pelo número de e-mails e ligações recebidas. Depois vamos ver qual canal que fornece maior conversão para poder investir nesse mesmo canal durante o mês.

Você vai investir o seu dinheiro onde tiver maior número de clicks por conversão, mas sugiro testar as estratégias citadas acima nos primeiros meses e ir dando um BUZZ em cada campanha que te oferecer maior retorno.

Exemplo de planejamento de marketing digital para 2016

Esse é um exemplo de planejamento de marketing digital com um investimento médio de R$3.000,00 mês. Como será um orçamento fictício, temos que pensar que para cada tipo de empresa temos uma estratégia que oferece um retorno melhor de investimento, mas vou citar o feijão com arroz do marketing digital, algo que sei que oferecerá retorno para qualquer tipo de empresa.

Vou separar desses R$3.000,00 o valor de R$1.100,00 para o gasto com a agência de marketing digital e os profissionais envolvidos, e o restante vou utilizar em anúncios.

R$1.100,00 está ótimo dentro de um orçamento de R$3.000,00, e mais que isso eu não poderia pagar para uma agência dentro desse orçamento de 3k. Ainda sobra R$1.900 pra gente se divertir com anúncios e trazer tráfego pago, a agência vai ser obrigada a me oferecer tráfego gratuito pelos R$1.100,00 que estou pagando.

DIVIDINDO ENTRE AS CAMPANHAS

Com o orçamento mensal de R$1.900 para anúncios, dividimos:

  • R$500,00 para o Facebook
  • R$1.400 para o Google.

O que fazer no Facebook com R$500,00 o mês?

  • R$300,00 remarketing
  • R$150,00 para curtidas na página
  • R$50,00 sendo: para impulsionar 10 publicações, com R$5 reais cada.

O que fazer no Google Adwords com R$1.400,00?

  • R$400,00 remarketing
  • R$1.000,00 campanha de pesquisa com até três grupos de anúncio por campanha.

Veja que com esse padrão acima é o feijão com arroz. Ele mistura o lado social da sua empresa com o lado da venda, com isso você tem retorno qualitativo e quantitativo. Além de proporcionar o crescimento da sua empresa via Branding, você consegue acessos qualificados de pessoas que podem comprar.

Recomendo fortemente que invista no Facebook caso você já tenha um número bom de orçamentos orgânicos. Coloquei os mil reais no Google para ajudar tanto no posicionamento levando acesso com a palavra chave que desejamos no SEO, quanto na venda. Mas se você já possui um bom posicionamento recomendo o Facebook, devido ao baixo custo do click.

Diferentes tipos de planejamento para diferentes negócios

Existem diferentes tipos de planejamento de marketing digital para diferentes tipos de empresas e diferentes valores de investimento. Mas uma coisa é muito comum. MISTURE O FACEBOOK E O GOOGLE!!! Esteja em todos os lugares, essa é a onipresença digital. Perseguir o seu visitante por campanhas estruturadas de remarketing faz com que você pareça maior do que você realmente é, com isso gera mais segurança e a venda fica mais fácil.

Pizzaria e restaurantes: Invista em Aplicativos como o Ifood e o Pedidos já. Sei que o retorno pode parecer baixo devido as comissões exigidas, mas o branding é animal. Vale a pena testar 6 meses e depois tocar com sistema de remarketing no seu site. Investir em Adwords é pecado, é muito caro dependendo da região. Já o Facebook é uma boa se você fizer uma segmentação de amigos de amigos que curtiram sua página ou por localidade.

Imobiliárias e Corretoras: O orçamento geralmente é muito alto, pois o custo do click é alto, então esteja disposto a investir bem no Google para vender seus apartamentos ou prepare-se para correr atrás do baixo click do Facebook. Sugiro que invistam no Zap imóveis e no Viva, afinal procurando no Google por apartamentos de diferentes tipos achamos esses dois sites, então é justo investir neles e também algo que persista na mente do visitante do seu site.

Logo sugiro o remarketing integrado as suas campanhas no Facebook. Caso você tenha menos de R$3.000,00 para investir no Google, sugiro investir no Facebook e você terá praticamente 4x mais acesso pelo mesmo custo.

O Feijão com arroz nesse caso é totalmente essencial. Você precisa de Facebook Ads e Google Adwords pelo menos no remarketing, para dar apoio aos corretores que fazem a venda.

Prestadoras de serviço como nós: Se você presta serviços, tem uma Agência de Marketing Digital, uma Consultoria Empresarial, Clinica Médica, Advocacia ou algo do tipo, a estratégia vai variar bastante. Nós raramente compramos anúncios no Google. Todo nosso marketing é orgânico e só contamos com campanhas de remarketing para fortalecer nossa venda.

Recomendamos:

  • A utilização do Google Adwords Pesquisa para gerar acessos com a palavra que você quer se posicionar e que também vai te gerar venda.
  • Campanhas de remarketing para fortalecer sua presença digital.
  • Campanhas de Vídeo no Youtube
  • Campanhas no Facebook de direcionamento de acessos.

Calculando o Retorno de Investimento

Essa é a melhor parte né? Para isso você precisa entender sobre funil de acesso. Mas tudo se resume a quanto você investe e quanto consegue vender pagando os anúncios e a agência.

Você já vai ter no planejamento de marketing digital o custo médio que investe na internet, então vamos agora olhar o Google Analytics e ver o número de acessos e visualizações que temos, e analisar os e-mails recebidos.

Vamos tirar uma média dos serviços fechados com esse número de e-mails recebidos.

Exemplo de funil de acessos:

  • Temos 7.200 visitas
  • E-mails recebidos por mês = 23
  • Fechamento de novos clientes: 5
  • ROI=?

*O (Lucro) menos o (custo do investimento em marketing) = Retorno de Investimento = ROI.

Ajuda para montar o seu planejamento de marketing digital

Está com dificuldade de montar o seu planejamento de marketing digital? Entre em contato conosco e nós vamos te ajudar a montar um ótimo planejamento, e se possível executá-lo em conjunto com você. Espero que tenha gostado do nosso artigo, ele ficou um pouco maior do que eu gostaria, mas quis que ficasse realmente explicativo.

Se você gostou, ou se te ajudei de alguma forma, clique em curtir ou comente, que você irá nos ajudar muito com seu comentário, incentivo e opinião.

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