Conheça como o Marketing Mobile vem revolucionando o marketing digital

Conheça como o Marketing Mobile vem revolucionando o marketing digital

As modificações que os aparelhos mobile vêm provocando no marketing digital, vão para muito além do óbvio. Assim que os smartphones e tablets passaram a dominar boa parte do mercado, o marketing digital vem tendo que se adaptar a esta nova realidade e, neste sentido, nasce o mobile marketing, tanto quanto uma necessidade do mercado, quanto como uma oportunidade para agências de marketing digital e profissionais de marketing.

A seguir, analisaremos alguns dos princípios que têm norteado este novo segmento do marketing digital, bem como iremos elucidar dúvidas recorrentes, novos processos disponíveis aos profissionais e apontar algumas das oportunidades mercadológicas surgidas a partir do avanço do marketing mobile.

 

Marketing Mobile: O básico

Como básico e de forma quase intuitiva, o mercado constatou que a partir do avanço da venda de dispositivos móveis, os sites desenvolvidos em Flash foram colocados em cheque. Se antes eles eram considerados muito adequados e até mesmo muitas vezes exigidos pelos clientes, o Flash se tornou uma tecnologia completamente obsoleta, considerando que nenhum smartphone oferece suporte para este tipo de linguagem.

Deste ponto de vista mais simplista, apresentamos como outra modificação básica provocada no marketing digital devido ao avanço de dispositivos móveis, os chamados sites responsivos. Ao contrário do Flash que caiu em absoluto desuso, todas empresas que querem ter um site adequado às novas tecnologias, devem investir em sites responsivos, ou seja, que se adequam aos mais diferentes tipos de dispositivos móveis.

Aqui, apresenta-se a primeira oportunidade de marketing digital adequada ao marketing mobile. A partir desta necessidade de sites responsivos, agências de marketing digital e, em especial web designers, tiveram de desenvolver estes sites responsivos a fim de corresponder a esta necessidade dos clientes.

 

Marketing Mobile: As oportunidades para o Marketing Digital

Cabe dizer que marketing mobile não diz respeito somente a smartphones e tablets. Muito antes do surgimento dos aparelhos inteligentes, o marketing mobile já era utilizado, quando se enviava um SMS divulgando determinado produto ou serviço, por exemplo.

Porém, a partir do avanço das tecnologias mobile, o marketing digital encontrou muitas novas oportunidades a serem exploradas com a finalidade de gerar grande lucratividade aos clientes de agências de marketing digital.

Uma oportunidade ao mobile marketing que já tem de certa forma surtido efeito no marketing digital brasileiro são os chamados QR Codes. Consistindo na leitura de uma espécie de código de barras através da câmera de dispositivos móveis que direcionam a um link específico, muitas empresas já têm colocado o link para seus sites ou landing pages.

Além desta forma de marketing mobile, outra que se destaca e que vem em constante ascendência são os aplicativos próprios das empresas. Seja para divulgar o lançamento de um produto/serviço, criar expectativa no consumidor, realizar uma aproximação com a marca, ou tantas outras funções que os Apps empresariais podem apresentar, trata-se de mais uma forma a ser explorada pelos profissionais de marketing no sentido de estabelecer uma comunicação adequada com o cliente a partir de estratégias de mobile marketing.

Ainda que os sites responsivos apresentem-se como uma boa possibilidade para empresas, o mais recomendado pode mesmo ser um site próprio para dispositivos móveis. A partir disso, surgem também como oportunidade para empresas e para o mercado os “Mobile Websites”, desenvolvidos em geral com o mínimo possível de informações e apresentado em um layout próprio para a visualização em telas pequenas.

Além destas oportunidades, uma tendência europeia que em breve deverá chegar ao Brasil trata-se do Mobile Commerce. Enquanto muitos smartphones já vêm apresentando funções equivalentes a cartões de crédito no velho continente, ou seja, europeus estão realizando compras de produtos e serviços diretamente pelo celular, no Brasil isso ainda é bem pouco utilizado, embora já esteja disponível em algumas regiões e por algumas operadoras.

Por fim, algumas das empresas que já vêm utilizando estas e outras oportunidades de mobile marketing, já vêm também alcançando resultados cada vez mais significativos a partir do investimento nesta nova forma de marketing digital. Contudo, o futuro aponta uma perspectiva ainda mais otimista, sendo que o mercado de dispositivos móveis vai continuar crescendo vertiginosamente nos próximos anos e, com isso, também aparecerão diversas novas oportunidades a serem aproveitadas por experientes agências de marketing digital, como a Agência  Geração Interativa, sempre com o intuito de proporcionar melhores resultados a seus clientes a partir da apresentação de estratégias inovadoras.

Deixe por favor seu comentário

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


error: