A sua empresa tem uma comunicação integrada?
Você sabe quais os benefícios da comunicação integrada para a sua empresa?
Comunicação Integrada é a estratégia que visa combinar as técnicas e ações de diferentes setores de comunicação com o objetivo de fortalecer as marcas, os símbolos e a cultura de uma empresa no contexto social.
Historicamente, no século 17, quando o mundo vivia o Liberalismo, um sistema que apostava na liberdade política, intelectual, religiosa e econômica, as áreas de comunicação como o Marketing, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas não se interconectavam dentro das corporações. Mas com a queda dos países socialistas e advento do Neoliberalismo no início da década de 1980, a competição entre as empresas tem ficado cada vez mais acirrada, o que exige maior diálogo e compactação entre as áreas comunicacionais.
É, portanto, no Neoliberalismo que a Comunicação Integrada tem se desenvolvido. Ela une, basicamente, 3 ramos distintos:
- Comunicação institucional: que influencia as pessoas interna e externamente em termos de cultura organizacional. Ela espalha os símbolos, as marcas, as filosofias da empresa em lugares estratégicos;
- Comunicação interna: que é realizada em murais, intranets, cartas e comunicados internos entre diretores, gerentes, chefes e colaboradores em geral com a finalidade de levar a cabo as atividades da empresa;
- Comunicação mercadológica: que envolve a divulgação de serviços e produtos por meio do Marketing, do Marketing Digital, da Assessoria de Imprensa e outras áreas.
Ao unir estrategicamente os 3 ramos listados acima, a Comunicação Integrada concede as seguintes vantagens para a sua empresa:
- Mais coerência e menos dualidade na comunicação interna e externa, o que melhora a imagem da organização e facilita a fidelização de clientes;
- Mais planejamento e melhores resultados nas ações de comunicação ao invés de simplesmente realizar campanhas de divulgação a esmo;
- Mais adequação ao mundo moderno e aos seus variados canais e tecnologias de comunicação;
- Mais influência diante dos consumidores e dos potenciais clientes ao envolver não apenas um canal, mas múltiplos canais como o da Grande Mídia (por meio da Assessoria de Imprensa) e o da internet (por meio da criação de sites, Facebook Ads, SEO, links patrocinados e outros recursos de Marketing Digital).
Enfim, pense na “influência” como um campo de força com informações positivas acerca da sua empresa, que se espalha pela sociedade na medida em que você aumenta o seu investimento em Comunicação Integrada. Ao serem atingidas por este campo de força, as pessoas passam a lhe ouvir e a querer saber mais sobre o que você tem a oferecer.
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