Monitoramento de Redes Sociais

Monitoramento de Redes Sociais

Desde que as redes sociais se provaram uma das maiores formas de comunicação entre pessoas nos dias atuais, e ainda com possibilidade de crescimento, os profissionais de marketing e as empresas do mundo inteiro começaram a estudar a presença de suas marcas e produtos nas redes sociais.

A presença de uma empresa nas redes sociais é muito mais do que ter um perfil em cada uma das redes sociais, e sim se essa marca está representada de alguma forma nessas redes, se ela é mencionada e se essas menções são de forma negativa ou positiva.

Para averiguar a presença e o impacto de uma empresa nas redes sociais e para atestar a eficiência da comunicação com seus clientes (ou possíveis clientes), muitas empresas de marketing estão apostando na monitoração das redes sociais.

Monitorar Para Quê?

As redes sociais são muito importante para os consumidores hoje em dia. Isso porque nenhuma propaganda é melhor do que a recomendação, principalmente em nossa sociedade em que a propaganda não é considerável confiável mais. As redes sociais potencializam essas recomendações porque agora, uma pessoa que recomenda um produto em um blog ou no facebook, por exemplo, pode ser vista por centenas (ou mais) de pessoas.

Monitorar sua marca nas redes sociais lhe dá informações sobre como sua marca está se saindo. Antes, todas as exposições de seus produtos ou marcas eram controladas por uma empresa, hoje em dia, qualquer pessoa pode fazer um vídeo sobre uma empresa, falando de como ela manipula seus produtos de uma forma errada. Esse tipo de presença online, precisa ser monitorada para que você saiba lidar com crises, com quem conversar e como melhorar a imagem da sua empresa caso algo aconteça, ou mesmo construir uma boa imagem.

Como é Feito

O monitoramento das redes sociais é uma área complexa e muitas empresas de web marketing estão se especializando somente nessa área do web marketing. Algumas redes sociais como o facebook oferecem um tipo de monitoramento interno, muito parecido com o Google Analytics para sites. Quando você faz uma página no Facebook você pode monitorar o acesso, curtidas e compartilhadas que deram em suas páginas e seus conteúdos. Alguns programas ajudam a fazer o monitoramento completo, um dos mais usados ultimamente no Brasil, é o programa Scup, de origem brasileira.

Deixe por favor seu comentário

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *