Como selecionar palavras-chave para campanhas de Marketing Digital?
Dois dos serviços mais procurados em uma agência de Marketing Digital são o de criação de campanhas de links patrocinados e o de conteúdo SEO, os quais possuem como matéria-prima o que, no Marketing Digital, chamamos de “palavra-chave”.
A “palavra-chave” é o termo que os internautas inserem no motor de buscas de sites como o Google, Bing ou Yahoo, entre outros, quando querem procurar um produto, serviço ou assunto específico na web.
Enquanto os internautas fazem suas buscas, aplicativos criados por desenvolvedores diversos monitoram e contabilizam o número de vezes que as palavras-chave são acionadas.
Quanto mais uma palavra-chave específica é acionada nos sites buscadores, maior e mais intenso é o desejo de um grupo de pessoas pelo tema que ela representa. Saber mais sobre essa intensidade e quantidade de buscas é essencial para a produção de campanhas de Marketing Digital.
Assim, se a sua intenção ao ler este artigo é saber como selecionar palavras-chave para campanhas de Marketing Digital de links patrocinados ou conteúdo SEO, é importante que você aprenda como usar os aplicativos contadores. A seguir, nós listamos três deles:
• Keyword Planner
Esta ferramenta expõe a média de pesquisas mensais de cada palavra-chave inserida no buscador do Google.
Ela também mostra o lance sugerido em reais (R$) que você deverá pagar para posicionar um anúncio com a palavra-chave que desejar no site do mesmo buscador e no site dos parceiros dele.
Agora, abra o software e brinque com palavras-chave diversas. Insira os termos, produtos e serviços que se referem ao seu negócio no local apropriado da ferramenta e veja quantas vezes eles são buscados na web.
Depois, é só inserir as palavras-chave mais procuradas no meio dos textos e anúncios online da sua empresa para que estes sejam achados na web com mais facilidade que os textos e anúncios dos seus concorrentes.
• Übersuggest
Esta ferramenta lista diversas sugestões de palavras-chave baseadas no termo principal que você pretende pesquisar. Faça um teste. Ela é uma excelente oportunidade de trabalhar com a Teoria da Cauda Longa, tal como explicamos no artigo “Como procurar as keywords para ranquear o meu site? ”, e descobrir com exatidão o produto que os seus visitantes estão procurando. Quem sabe exatamente o que os consumidores estão procurando vende mais. Simples assim!
• Google Trends
Este recurso do Google possibilita analisar a quantidade que toda e qualquer palavra-chave foi pesquisada no motor de buscas ao longo do tempo.
Com o Google Trends é possível notar que algumas palavras-chave são cada vez mais buscadas ao longo dos meses e dos anos ao passo que outras têm um destino inverso.
Isso permite criar e verificar tendências de produtos e serviços e lançá-los no futuro quando for apropriado, além de validar campanhas de links patrocinados e conteúdos SEO.
Você gostaria de saber mais sobre como selecionar palavras-chave para campanhas de Marketing Digital para o seu site ou loja virtual? Em caso positivo, entre em contato com os consultores da agência de Marketing Digital Geração Interativa pelo telefone (11) 4324.0266 e tire suas dúvidas!
Deixe uma resposta