Como criar uma fanpage?
Se você perguntar “como criar uma fan page?” para qualquer colaborador de uma agência de Marketing Digital como a Geração Interativa, por exemplo, ele terá a resposta na ponta da língua:
“Fan page é uma página dentro do Facebook, na qual uma empresa, um artista, uma grupo criativo, uma instituição ou um cidadão comum pode reunir seus fãs e/ou clientes com o intuito de publicar, divulgar e comentar fatos sobre sua própria vida ou sobre seus produtos, serviços e marcas.”
Há definições mais simples e outras mais complexas do que essa, mas em geral, todos os conceituadores concordam que fanpage é uma página de fãs, isto é, uma interfaceweb que agrupa admiradores.
Essencialmente, este recurso do Facebook proporciona vantagens para qualquer um que se disponha a desenvolvê-lo. Eis algumas delas:
- Você se comunica e interage com seus consumidores e/ou fãs
- A comunicação constante gera empatia e intimidade
- Empatia e intimidade aumentam a fidelização e o engajamento
- Fidelização e engajamento transformam clientes em fregueses
- Vender para um freguês custa menos do que conquistar novos clientes
- Acessos geram estatísticas que permitem mapear comportamentos
- O mapeamento de comportamentos possibilita criar “produtos B ”
- Compartilhamento de posts influencia pessoas e atrai consumidores
Dada a qualidade dessas vantagens, a criação de uma fan page no Facebook é algo que toda e qualquer agência de Marketing Digital incentiva seus clientes a fazer o mais rápido possível.
Contudo, muitos clientes acham que criar uma fanpage é um bicho de sete cabeças. Como eles não têm muito tempo para pesquisar, não sabem que é algo extremamente fácil de fazer, basta seguir este passo a passo:
1. Faça login no Facebook
2. No menu superior, clique no botão (com formato de triângulo) à direita
3. Faça clique sobre “Criar Página”
4. Escolha o tipo de página. O Facebook lhe dá as seguintes opções:
• Negócios locais ou Local
• Empresa, organização ou instituição
• Marca ou produto
• Artista, banda ou figura pública
• Entretenimento
• Causa ou comunidade
5. Após escolher o tipo de página, selecione a categoria e dê um nome
6. Clique em “Começar”
7. Escreva uma descrição, cite um site relacionado e complete a URL
8. Insira uma foto que represente o seu negócio
9. Adicione a página aos “Favoritos”, defina o público-alvo e salve.
Pronto! Você acabou de aprender como criar uma fan page. Tudo o que você tem a fazer agora é personalizá-la e convidar a sua primeira base de fãs via e-mail, mensagem interna na própria rede social ou por meio de uma campanha de Facebook Ads .
Caso você queira saber mais sobre divulgação, leia o post “Como anunciar no Facebook”, o qual publicamos aqui no blogue da agência de Marketing Digital Geração Interativa há algumas semanas.
Deixe uma resposta